Economia

10 respostas a cerca de a catástrofe no Rio Extenso do Meridional

Em ducto a surgimento climática que assola o Rio Extenso do Meridional, muitas notícias falsas, teorias da emendo e negacionismo circulam nas redes sociais, o que pode produzir ruídos sem mendicidade. A boa notícia pode socorrer a alegar mais visibilidade para a distrito e acrescer a eficácia das tentativas de achego e doações às mais de 615 milénio pessoas que estão desabrigadas.

Por isso, o InfoMoney separou 10 perguntas e respostas para elucidar os principais pontos da estado atual no Rio Extenso do Meridional, abordando vários tópicos a meta de fomentar o compartilhamento de informações verdadeiras a cerca de o instante árduo que a distrito enfrenta.

Confira.

Continua após da publicidade

1. O aeroporto Salso Rebento em Porto Contente tem vaticínio de reabertura?

Jamais. A concessionária do Aeroporto Internacional Salso Rebento, em Porto Contente, a Fraport Brasil–Porto Contente, negou que as operações do terminal voltarão em setembro deste ano, porquê havia sido noticiado. As instalações do aeroporto e a rasto de pouso foram inundadas a começar de o fenda deste mês, em seguida as fortes chuvas que atingem o circunstância a começar de o meta de abril. O aeroporto continua inundado.Em nota divulgada na quarta-feira (14), a empresa que tem a licença para actuar o terminal da vital gaúcha informou ainda que as operações seguem suspensas por período intérmino e nunca deu vaticínio de quando voltarão. “No instante, nunca temos uma estimativa dos danos causados pela inundação. Em seguida as águas baixarem, teremos condições de calcular em detalhes os impactos na infraestrutura aeroportuária.”

2. Tem dispêndio para remarcar passagens para o Rio Extenso do Meridional?

Jamais. O circunstância passa pela pior catástrofe climática de sua raconto, em seguida fortes chuvas alagarem quase 90% das cidades. Os passageiros que precisarem remarcar voos comprados com tenção final para todo o circunstância do Rio Extenso do Meridional nunca terão que remunerar valores adicionais para alterar a data da romagem. Lá disso, o devolução ou confiança por cancelamento de voos com tenção final corrompido será totalidade, sem cobrança de taxas.

As mudanças estão valendo a começar de o dia 11 de maio, quando as companhias aéreas foram oficiadas pela Dependência Pátrio de Aeronáutica Social (Anac) a cerca de os procedimentos a serem observados. Novos voos da malha aérea emergencial para o interno do circunstância começaram a actuar esta semana.

Continua após da publicidade

3. O arroz pode completar? É perfeito estocar o sustento?

Jamais. Os especialistas avaliam a norma porquê desnecessária. Na devaneio de especialistas, as chamadas compras de susto, com propósito de estocar arroz, atrapalham o mercado e geram a sentimento de privação do resultado, pressionando o varejo a acrescer seus estoques.

Por isso, a tendência é de que os consumidores adquiram os volumes habituais de arroz para consumo, permitindo que haja o fluxo congénito de comercialização do cereal.

4. Quem mora no RS terá cálculo de robustez cobrada?

Jamais. A diretoria da Dependência Pátrio de Vontade Elétrica (Aneel) decidiu interromper o amputação de robustez e a cobrança de coima e juros por distribuidoras do Rio Extenso do Meridional em condão dos efeitos das inundações que atingem o circunstância.

Continua após da publicidade

A descontinuação será por 90 dias nos municípios gaúchos que decretaram circunstância de fatalidade pública e por 30 dias nos ademais. Igualmente será interrompida a cobrança de encargos setoriais, porquê os empréstimos feitos completo durante a pandemia e a crise hídrica que vem sendo embutidos na cálculo de fulgor, com uno impacto de R$ 757 milhões.

Segundo dados da própria Aneel, nas duas principais empresas que atendem o circunstância são quase 280 milénio imóveis sem provimento de robustez, sendo 143,5 milénio imóveis na RGE (do Bando CPFL) e 135 milénio na CEEE Equatorial sobretudo, por questões de estabilidade.

5. Há uma veto na aproximação de remédios?

Jamais. Singular vídeo que denuncia a veto da aproximação de remédios no Rio Extenso do Meridional foi desdito pela Dependência Pátrio de Vigilância Sanitária (Anvisa). A jornal foi feita por uno clínico que reclamou da burocracia da Dependência em liberar a aproximação de aviões particulares com medicamentos no circunstância. Em nota, a Dependência garante que é proditório que efetuou algum excepção ao condução de medicamentos destinados ao circunstância.

Continua após da publicidade

Baixe uma planilha gratuita para determinar seus investimentos em foro fixa e fuja dos ativos que rendem menos

Asseverativo. Com as cheias em diversos municípios do Rio Extenso do Meridional, surge a obsessão com a divulgação de doenças porquê leptospirose, à excepção de hepatite A e tétano. Quem teve contato com chuva ou limo de inundações e tiver qualquer revelação porquê febre e dores, sobretudo na distrito lombar e na panturrilha deve arrecadar trato com quimioprofilaxia. 

Segundo o Ministério da Saúde, o trato deve ser iniciado no instante da suspeita clínica, nunca necessitando esperar a aceitação dos resultados laboratoriais.

Continua após da publicidade

No entanto, o trato preservativo, ou seja, antes de iniciarem os sintomas, nunca é recomendado para a população em universal.

7. As doações que chegam ao RS estão paradas em centros logísticos?

Jamais. Singular varão que se diz voluntário em Porto Contente divulgou uno vídeo, com imagens de uno dos centros logísticos da Resguardo Social do circunstância, afirmando que as doações que estavam estocadas acolá nunca estariam sendo distribuídas e que nunca haveria ninguém trabalhando no sítio.

A notícia foi desmentida depois em uno outro vídeo cinzelado por uno voluntário no mesmo sítio, explicando porquê funciona a ação de triagem e distribuição das doações no repositório.

Segundo o administração do circunstância, as doações nunca ficam paradas nos locais. “Com a gradativa liberação das estradas, há uno fluxo permanente de aproximação e partida de itens porquê chuva, víveres, colchões e agasalhos. Todas as doações que chegam nesses centros são organizadas por voluntários e coletadas pelos municípios para coadjuvar as pessoas afetadas pelas enchentes”, diz a nota.

8. O administração brasílio recusou achego do Uruguai?

Jamais. O administração brasílio aceitou a doação de achego feita lã Uruguai para operações de demão às vítimas das cheias no Rio Extenso do Meridional. Singular helicóptero emprestado lã região convizinho está em conta no circunstância.

O que gerou soído foi outra estado. O Uruguai igualmente ofereceu uno exemplar de aeroplano para coadjuvar os negócios no Rio Extenso do Meridional, todavia neste facto, a opinião do administração brasílio foi a de que o aparelhamento nunca seria ajustado para o sujeito de conta exigida e a infraestrutura aeroportuária disponível, logo, a aperfeiçoamento foi a de que  aeroplano nunca poderia socorrer. Segundo a Repartição de Informação da Presidência da República (Secom), as ofertas de adminículo serão analisadas semelhante a adequação às urgências.

Jamais. Veículos com doações para o Rio Extenso do Meridional nunca foram retidos pela Dependência Pátrio de Transportes Terrestres (ANTT). O diretor-geral da dependência, Rafael Vitale, esclareceu que nunca está sendo impedida a aproximação de caminhões com doações por pouquidade de nota fiscal ou para cobrança de impostos. Segundo ele, seis veículos foram autuados por restante de peso no disposto de inspecção de Araranguá (SC) a começar de o dia 4 de maio, todavia as autuações serão anuladas.

Singular dos vídeos divulgados na internet prova caminhões da empresa Bread King supostamente impedido por pouquidade de nota fiscal. A empresa desmentiu a jornal, informando que o viatura seguiu romagem até seu tenção final, entregando os suprimentos aos necessitados ainda durante a aurora. No disposto de inspecção, o viatura foi aportado devido ao restante de peso, mas foi liberado sem arrecadar algum intimação ou autuação.

10. Estão exigindo habilitação para barcos?

Jamais. Singular vídeo que prova barcos aguardando para entrar na dimensão alagada em Canoas (RS) devido à cobrança de habilitação e aquiescência para a utilização de veículos aquáticos na cidade nunca é real. A Brigada Aguerrido nega que esteja verificando aquiescência ou notificando jet skis ou similares por pouquidade de habilitação. 

Segundo o subcomandante universal da Brigada Aguerrido, coronel Douglas Soares, a agremiação está com tropas de colisão espalhadas nos municípios que foram afetados pela fatalidade para abster “saques, roubos, brigas, algum coisa que quebre a arrumação”, afirmou Soares em vídeo divulgado no Instagram do administração gaúcho.

Baixe uma planilha gratuita para determinar seus investimentos em foro fixa e fuja dos ativos que rendem menos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo