Mercados

FMI eleva horóscopo de desenvolvimento do PIB da China, contudo alerta para riscos

Pequim (Reuters) – A economia da China deverá subir 5% leste ano em seguida singular avante trimestre “resistente”, informou o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta quarta-feira (29), atualizando sua horóscopo anterior de alargamento de 4,6%, embora espere singular desenvolvimento mais vagaroso nos próximos anos.

As novas projeções do credor global ocorrem em singular instante em que Pequim intensifica seus esforços para aguentar uma reconquista assimétrico na segunda maior economia do globo, que tem tropeçado ante uma prolongada crise imobiliária e de seus efeitos em catadupa a cerca de investidores, consumidores e empresas.

O FMI disse que revisou para cimo suas estimativas para o PIB de 2024 e 2025 em 0,4 objecto percentual, contudo alertou que o desenvolvimento da China desaceleraria para 3,3% até 2029 devido ao envelhecimento da população e à alargamento mais lenta da produtividade.

Continua posteriormente da publicidade

A expectativa presentemente é que a economia chinesa desacelere para 4,5% em 2025.

“A melhora que temos para leste ano reflete especialmente o trajo de que o desenvolvimento do PIB no avante trimestre foi mais resistente do que o esperado e que algumas medidas adicionais foram anunciadas recentemente”, disse a primeira vice-diretora-gerente do FMI, Gita Gopinath, em Pequim.

Gopinath falou em uma coletiva de prelo para balizar a aperfeiçoamento da estudo anual do Fundo a cerca de as políticas econômicas da China.

Continua posteriormente da publicidade

A atualização do FMI para 2024 está em risco com a objectivo de desenvolvimento de Pequim de “muro de” 5%, que a economia parece estar no atalho visível para agarrar posteriormente de possuir superado as expectativas ao assentar uma alargamento de 5,3% no avante trimestre.

Pressões deflacionárias

No entanto, as pressões deflacionárias continuam grandes e uma crise imobiliária prolongada continua sendo singular vasto embaraço para o desenvolvimento.

“Os riscos para a perspectiva estão inclinados para o flanco negativo, incluindo singular reajuste do setor imobiliário maior ou mais comprido do que o esperado e o acrescento das pressões de desmembração”, disse Gopinath.

Continua posteriormente da publicidade

“A correção habitacional em curso, que é necessária para acarrear o setor a uma trajetória mais sustentável, deve proceder”, acrescentou. “Vemos área para singular embrulho de medidas mais abrangente para sanar dos problemas do setor imobiliário.”

A China divulgou leste mês medidas “históricas” para fundar o mercado imobiliário, contudo analistas dizem que elas estão abaixo do que é forçoso para uma reconquista sustentável.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo