Economia

Leilões começam a seduzir quem quer imoto para residir

Uno perfil crescente entre quem faz obtenção de imóveis de leilão é o habitador, ou seja, que obtenção a característica com destino de mansão, e jamais de investimento para proveito com a revenda. A contribuição média de desanimo de imóveis, segundo especialistas, é de 40% em catálogo ao relevância autêntico.

Para participar, o consumidor interessado deve acessar sites de leilões, que podem ser de terceiros ou de instituições financeiras. No acontecimento da Boceta, o banco tem singular site peculiar com seus leilões.

Plataformas porquê Zuk, Leilão Eletrônico e Sodré Santoro têm sites que comercializam propriedades que foram a leilão. Normalmente, os leilões são exclusivos e, logo, é perfeito acessar diferentes plataformas para calcular todas as oportunidades de obtenção de propriedades com desanimo.

Mas, a obtenção desse sujeito de característica requer delicadeza. Cada imoto tem seu papeleta, suas dívidas e condições. Por exemplo, singular apartamento ainda pode estar ocupado lã avoengo possuidor e levar alguns meses até a desocupação, gerando custos de manutenção da mansão, porquê IPTU e condomínio. Muitas propriedades igualmente podem demandar grandes reformas.

Para os investidores, entrementes, o cenário jamais é tanto afirmativo. Com o acréscimo na esmola de imóveis para leilão e os juros altos, o mercado de revenda ficará mais árduo.

DUAS PONTAS

“Apesar de sermos anticíclicos, quando a economia está pujante é constantemente melhor para todo o mercado. Teremos uma disponibilidade maior de imóveis para leilão, portanto vamos haver mais leilões e mais oportunidades. Porém, porquê uma plataforma, a disponibilidade de ofertas é uma bico, e a outra bico é a venda. Quando temos singular cenário de crise, a despeito de mais oportunidades, a venda igualmente fica mais árduo, fica mais face”, diz Zylberstajn, da Zuk.

Continua após da publicidade

Por outro flanco, uma jeito que vem ganhando vigor no mercado é leiloar imóveis que jamais têm problemas financeiros. Na rotina, a obtenção debaixo de pressão acelera a venda, apesar de carecer ser comercializada com desanimo. Acolá disso, a contribuição de 5% do relevância do convénio quem remuneração é o comprador, enquanto a corretagem é remuneração lã vendedor. “O leilão é bem veloz. Em 25 ou 30 dias, vendeu”, afirma Zalcman, da Leilão Eletrônico.

Inadimplência faz leilão de imóveis quintuplicar em dois anos

 A inadimplência do consumidor fez o algarismo de imóveis em leilões quintuplicar em dois anos. No ano de 2024, foram 47 milénio imóveis colocados no leilão da Boceta Econômica Federalista, abonador por 70% dos financiamentos imobiliários no Pátria. No ano pretérito, o algarismo estação de 26 milénio e de unicamente 9 milénio em 2022. Atualmente, estão disponíveis em esmola no site do banco tapume de 31 milénio imóveis. Planura evidenciar que os preços podem haver descontos de até 40%.

Segundo especialistas, os motivos do boom de leilões estão ligados ainda aos efeitos negativos causados pela pandemia de covid-19 à economia do Pátria. A inflação e o desemprego registrado entre os anos de 2020 e 2022 limitaram a foro da população, que deixou de remunerar parcelas do financiamento imobiliário ou acumulou dívidas de condomínio e IPTU, levando o imoto à realização forense para mitigação de prejuízos à fundação financeira que concedeu o confiança.

Continua após da publicidade

A Boceta diz haver capturado medidas para sustar o acréscimo do algarismo de imóveis em leilão durante a pandemia, todavia que o algarismo subiu com a normalização do mercado. “Com o objetivo de suavizar as consequências para a população da pandemia da covid-19, a Boceta ofereceu, na idade, alternativas porquê a intervalo de pagamento estendida e o pagamento faccioso da porção (de 25% a 75% da quinhão), de feitio a possibilitar a renegociação dos contratos e controlar a inadimplência dos clientes pessoas físicas, evitando, assim, a retomada dos imóveis”, informou a Boceta, em nota ao Estadão.

As informações são do gazeta O Situação de S. Paulo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo