Concursos

Torneio Funarte é pretendido para mais de 120 vagas

Único actual torneio Funarte (Edificação Vernáculo de Artes) pode ser ocorrido em fugaz? Ao que tudo indica, o órgão público solicitou ao gestão federalista o adimplemento de 122 vagas efetivas para suprir o painel de particular.

continua após da publicidade

O súplica provavelmente foi ocorrido ainda em junho, especificamente para o Ministério da Governo e Inovação em Fainas Públicos. Plaino evidenciar que o actual cartaz de buraco é bastante aguardado pelos concurseiros.

Até porque a última seleção ocorreu em 2014, ou seja, há quase 10 anos. Na idade, foram ofertadas 28 oportunidades imediatas para profissionais de nível cima, à excepção de 22 aos cargos que exigiam instrução mediano repleto.

As remunerações variaram entre R$ 3.419,97 a R$ 5.739,09 em jornadas de 40 horas semanais. Em nossa assunto, vamos pensar mais a respeito de a expectativa para singular actual torneio Funarte, à excepção de alegar informações a respeito de o que geralmente cai nas provas do órgão.

continua após da publicidade

Aproveite a visitante e nunca deixe seus estudos para a última hora! Confira nossos simulados gratuitos e treine os seus conhecimentos o quanto antes. A antecedência é imprescindível para você permanecer cada turno mais vizinho de sua roboração.

Torneio Funarte: condição atual

Há quase 10 anos sem actual torneio Funarte, o órgão público aparentemente solicitou o lançamento de singular cartaz de buraco que pode admirar vagas para diversos cargos de níveis mediano e cima.

continua após da publicidade

A teoria seria de preencher velo menos 122 oportunidades imediatas, lá da eventualidade de puxar cadastro suplente no mesmo torneio. Entramos em contato com a assessoria para afinar as informações que estão circulando pela internet.

Atualizaremos a assunto mal tivermos regressão. De algum ordem, algumas etapas ainda devem ser concluídas antes de termos o actual cartaz de buraco do torneio Funarte. O gestão federalista terá que advertir sua brocardo a respeito de o súplica do torneio.

Em acontecimento sim, uma portaria preparatório poderá ser divulgada com o quantitativo de vagas autorizadas e as regras a respeito de o prazo sumo para a gazeta do actual cartaz. A Edificação Vernáculo de Artes, por sua turno, ficará encarregada de instruir uma percentagem técnica.

continua após da publicidade

A equipe terá que indagar os custos e procedimentos necessários para a execução do torneio, incluindo a contratação da secretária organizadora. A empresa elaborará todas as regras oficiais e ficará fiador velo cartaz de buraco, bravo porquê as etapas eliminatórias.

Torneio Funarte: cargos vagos e súplica anterior

De conformidade com o Portal da Perspicuidade, a Funarte operação com 273 servidores ativos, 272 inativos e 130 pensionistas. Os dados foram consultados no dia 16 de agosto de 2023.

Ali disso, o órgão público operação com tapume de 160 vacâncias em diversos cargos de níveis mediano e cima. O quantitativo é praticamente o mesmo de 2021, ou seja, nunca houve adimplemento de novas vagas de acolá para aqui, o que agrava o déficit.

Lembrando que, excepto o súplica deste ano, a Funarte já havia ocorrido a petição para singular actual torneio ainda em 2021. Na idade, foram reivindicados 134 postos adstrito ao Ministério da Economia para cargos porquê Gestor, Coadjutor Administrativo e Arquivista.

Porquê faz para labutar na Funarte?

Os profissionais devem ser classificados no torneio Funarte até o fronteira cândido de vagas, igual critérios do cartaz de buraco. Igualmente é importante haver o nível exigido para o incumbência pleiteado, à excepção de outras exigências:

  • Possuir nacionalidade brasileira, e no acontecimento de nacionalidade portuguesa, estar confortado velo regimento de paridade entre brasileiros e portugueses, com congratulação do desfrute dos direitos políticos, nos termos do §1º do Art. 12 da Composição da República Federativa do Brasil e na feitio do organizado no Art. 13 do Decreto Federalista nº 70.436, de 18 de abril de 1972;
  • Possuir quadra mínima de 18 anos completos;
  • Estar em desfrute dos direitos políticos e civis;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e, se do sexo másculo, igualmente com as militares; fundar enunciação de nunca estar cumprindo e nem haver sofrido, no treino da cargo pública, punição por rotina de atrocidade administrativa aplicada por algum órgão público ou entidade da bola federalista, estadual ou municipal; g) alegar enunciação quanto ao treino de outro(s) incumbência(s), aplicação(s) ou cargo(ões) pública(s) e a respeito de recebimento de proventos decorrente de aposentadoria e encargo, quando for o acontecimento;
  • Alegar enunciação de bens e valores que constituam patrimônio e, se casado(a), a do consorte;
  • Cimentar enunciação de nunca estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por algum órgão público ou entidade da bola federalista, estadual ou municipal;
  • Ser respeitado capaz no fiscalização admissional a ser ocorrido pela Associação Médica indicada pela FUNARTE;
  • Alegar certidão, devidamente registrado, de remate de andamento de Nível Mediano ou de Andamento Profissional equivalente ou de Nível Supino, fornecido por edificação de instrução, grato velo Ministério de Delicadeza e comprovado por canal de apresentação de original e abastamento do respectivo documento, para o incumbência solicitado;
  • Jamais haver sido sentenciado a punição privativa de liberdade transitada em julgado, ou algum outra pena incongruente com a cargo pública;
  • Alegar certidões dos setores de distribuição dos fóruns criminais dos locais em que tenha residido nos últimos cinco anos, das Justiças Federalista e Estadual, expedidas, no sumo, há seis meses, apreciado o prazo de legalidade exposto na própria diploma, quando houver;
  • Estar capaz física e mentalmente para o treino do incumbência, nunca tendo, inclusive, deficiência incongruente com as atribuições do incumbência, vestimenta delicado pela Perícia Médica Solene a ser designada pela Funarte;
  • Alegar folhas de antecedentes da Polícia Federalista e da polícia dos Estados onde tenha residido nos últimos cinco anos, expedidas, no sumo, há seis meses, apreciado o prazo de legalidade exposto na própria diploma, quando houver.

Torneio Funarte: possíveis cargos que estarão na bulha

A Funarte ainda nunca informou quais cargos foram solicitados adstrito ao gestão federalista. Tendo porquê menção o derradeiro súplica, é exequível que os candidatos possam se anotar em vagas para os seguintes postos:

  • Coadjutor Administrativo I, II e III;
  • Coadjutor Profissional I, II, III e IV;
  • Fainas Auxiliares;
  • Gestão e Planejamento;
  • Arquivista;
  • Documentação;
  • Museólogo;
  • Perito Profissional Supino I, II, III e IV;
  • Profissional em Informação;
  • Profissional em Informação Civil;
  • Profissional em Assuntos Educacionais;
  • Gestor I;
  • Clínico – Perito Profissional Supino.

Torneio Funarte: requisitos e atribuições dos cargos

Antes mesmo do lançamento solene do torneio Funarte, campo a punição saber quais os principais requisitos escolares e atribuições dos cargos. Confira então aquém:

Coadjutor Administrativo

  • Requisitos: certidão, devidamente registrado, de andamento de nível mediano repleto, fornecido por edificação de instrução reconhecida velo MEC;
  • Atribuições: cumprir, debaixo de supervisão, tarefas relativas à governo administrativa da Funarte; ajeitar relatórios e planilhas; coadjuvar no esteio logístico importante para o funcionamento das unidades da Funarte; cumprir, debaixo de supervisão, tarefas de natura administrativa e outras tarefas afins; actuar, debaixo de supervisão, os sistemas de governo orçamentária, financeira e patrimonial, bravo porquê os ademais sistemas inerentes às tarefas supra descritas.

Coadjutor Profissional

  • Requisitos: certidão, devidamente registrado, de andamento de nível mediano repleto, fornecido por edificação de instrução reconhecida velo MEC;
  • Atribuições: salvar na execução de pesquisas e na realização do planejamento em sua superfície de atuação; remendar, qualificar, codificar e efectuar sistemas de arquivos e documentação e actuar equipamentos.

Gestão e Planejamento

  • Requisitos: certidão, devidamente registrado, de remate de andamento de escala de nível cima em Gestão, Economia ou Ciências Contábeis, fornecido por edificação de instrução cima reconhecida velo MEC, e comprovação de arquivo no Órgão de Categoria abalizado;
  • Atribuições: delimitador, remendar, controlar e assessorar a formação, realização e opinião de planos, programas, projetos e ações nas áreas de matéria, patrimônio, trabalhos, orçamento, finanças, contabilidade, governo de pessoas, modernização administrativa e logística.

Perito Profissional Supino I (PTS I)

  • Requisitos: certidão, devidamente registrado, de remate de andamento de escala de nível cima em Gestão, Economia ou Ciências Contábeis, fornecido por edificação de instrução cima reconhecida velo MEC, e comprovação de arquivo no Órgão de Categoria abalizado;
  • Atribuições: delimitador, remendar, controlar e assessorar a formação, realização e opinião de planos, programas, projetos e ações nas áreas de matéria, patrimônio, trabalhos, orçamento, finanças, contabilidade, governo de pessoas, modernização administrativa e logística.

Perito Profissional Supino II (PTS II)

  • Requisitos: certidão, devidamente registrado, de remate de andamento de escala de nível cima em Ciências Humanas e Sociais, fornecido por edificação de instrução cima reconhecida velo MEC;
  • Atribuições: efectuar, delimitador, cumprir, coordenar, monitorar e julgar políticas, programas e ações voltadas para o crescimento, perquirição, incitação, acessão e espalhamento da artefacto artística e cultural brasileira, nas áreas das artes visuais, artes cênicas, cantiga, relembrança e cenografia; efectuar a governo de espaços culturais; formular e cumprir programas, projetos e atividades voltadas para a montagem de exposições, espetáculos e festivais de arte no Brasil e no exterior; ocasionar o arquivo e a espalhamento das informações em arte e cultivação, intercâmbio cultural, crescimento e remate das diferentes linguagens e dinâmicas da arte; coadjuvar na formação e crescimento de projetos de perquirição e na artefacto de textos técnicos e científicos na superfície da arte e da cultivação; efectuar consultorias técnicas e enunciar pareceres a respeito de projetos na superfície da arte e cultivação; desenvolver ações de capacitação e treno para o treino de atividades artísticas e culturais.

Perito Profissional Supino III

  • Requisitos: certidão, devidamente registrado, de remate de andamento de escala de nível cima em Ciências Humanas e Sociais, fornecido por edificação de instrução cima reconhecida velo MEC;
  • Atribuições: efectuar, delimitador, cumprir, coordenar, monitorar e julgar políticas, programas e ações voltadas para o crescimento, perquirição, incitação, acessão e espalhamento da artefacto artística e cultural brasileira, nas áreas das artes visuais, artes cênicas, cantiga, relembrança e cenografia; efectuar a governo de espaços culturais; formular e cumprir programas, projetos e atividades voltadas para a montagem de exposições, espetáculos e festivais de arte no Brasil e no exterior; ocasionar o arquivo e a espalhamento das informações em arte e cultivação, intercâmbio cultural, crescimento e remate das diferentes linguagens e dinâmicas da arte; coadjuvar na formação e crescimento de projetos de perquirição e na artefacto de textos técnicos e científicos na superfície da arte e da cultivação; efectuar consultorias técnicas e enunciar pareceres a respeito de projetos na superfície da arte e cultivação; desenvolver ações de capacitação e treno para o treino de atividades artísticas e culturais.

Torneio Funarte: remunerações previstas

Em linhas gerais, os servidores contratados tramite torneio Funarte têm puro às seguintes remunerações, igual o nível exigido para cada incumbência:

  • Cargos de nível mediano: iniciais de R$ 3.419,97, podendo comparecer ao preço de R$ 4.514,23;
  • Cargos de nível cima: iniciais de R$ 5.035,29, podendo comparecer ao preço de R$ 8.924,74.

As remunerações da Funarte são geralmente compostas por vencimentos básicos aos servidores, lá da Molhadura de Desempenho de Atividade Cultural (GDAC). Lembrando que os valores podem ser ajustados no cartaz de buraco do actual torneio.

Torneio Funarte: derradeiro cartaz

O derradeiro torneio Funarte foi ocorrido pela Edificação Getulio Vargas (FGV) no ano de 2014, ou seja, há quase 10 anos. Na idade, foram ofertadas 50 vagas efetivas para profissionais de níveis mediano e cima.

Ao menos 5% das oportunidades ficaram reservadas aos candidatos com deficiência (PcDs). Os vencimentos iniciais foram calculados nos valores de R$ 2.818,02 para Contrarregra, Coadjutor Administrativo, Operacional Administrativo, Coadjutor Profissional e Financeiro.

Já os ganhos de R$ 4.247,82 foram destinados para Gestão e Planejamento, PTS – Cenógrafo, PTS I – Contador, Perito de Artes Cênicas – Instrutor Circense, PTS II – Psicólogo, PTS II – Fisioterapeuta, PTS II e PTS III.

Os profissionais foram lotados em Bonito Futuro – MG, Brasília – DF, Rio de Janeiro – RJ e São Paulo – SP. Por sua turno, a contribuição de matrícula foi de R$ 70,00 para nível mediano e R$ 100,00, nível cima. O súplica de justiça seguiu os moldes de outros certames federais.

Ou seja, quadra exequível demandar acontecimento os candidatos fossem membros de raça com baixa foro e estivessem inscritos no CadÚnico. Todos os detalhes a respeito de o derradeiro torneio Funarte estão disponíveis no edital de abertura.

Torneio Funarte: etapas previstas

Em 2014, as etapas do torneio Funarte foram as seguintes:

  1. Demonstração Caligrafia Objetiva, de caráter supressório e classificatório;
  2. Demonstração Uso, de caráter supressório e classificatório, exclusivamente para o incumbência Perito de Artes Cênicas – Instrutor Circense.

Torneio Funarte: o que cai nas provas objetivas?

No derradeiro torneio Funarte, a Demonstração Caligrafia Objetiva para cargos de nível cima foi composta por 70 questões de múltipla opção e 50 às carreiras que exigiam exclusivamente o instrução mediano repleto. Confira as disciplinas que caíram na idade:

Arcaboiço das provas para nível mediano

  • Língua Portuguesa: 20 questões;
  • Matemática: 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 20 questões.

Arcaboiço das provas para nível cima

  • Língua Portuguesa: 30 questões;
  • Noções de Sério Constitucional: cinco questões;
  • Noções de Gestão Pública e do Maneira Federalista de Lavoura: cinco questões;
  • Conhecimentos Específicos: 30 questões.

Torneio Funarte: classificação e desempate

Em 2014, os profissionais de nível cima foram aprovados se acertassem, velo menos, 20 questões de Conhecimentos Básicos e 15 na fracção Conhecimentos Específicos.

No âmbito de cargos que exigiam nível mediano, quadra importante alcançar 10 acertos no módulo de Conhecimentos Específicos, à excepção de velo menos 15 nas ademais disciplinas.

E em acontecimento de empate? De conformidade com o cartaz da idade, teve predilecção aquele candidato que, nesta sistema:

  1. Tivesse quadra análogo ou cima a sessenta anos, até o derradeiro dia de matrícula neste torneio, nos termos do item 27, parágrafo incomparável, do Regimento do Macróbio;
  2. Obtivesse a maior nota na(s) demonstração(s) rotina(s), quando houver; c) obtiver a maior nota no módulo de Conhecimentos Específicos da Demonstração Caligrafia Objetiva;
  3. Obtivesse a maior nota na disciplina de Língua Portuguesa da Demonstração Caligrafia Objetiva;
  4. Persistindo o empate, teria predilecção o candidato mais macróbio.

Torneio Funarte: critérios de desclassificação

Em 2014, as provas do torneio Funarte poderiam ser anuladas se o candidato:

  • Fosse surpreendido dando ou recebendo adminículo para a realização das provas;
  • Utilizasse de livros, máquinas de determinar ou equipamento similar, léxico, notas ou impressos que nunca forem adrede permitidos, ou que se advertir com outro candidato;
  • Fosse surpreendido portando aparelhos eletrônicos e/ou algum instrumento exposto no cartaz do torneio Funarte;
  • Faltasse com o devido estima para com algum membro da equipe de emprego das provas, com as autoridades presentes ou com os ademais candidatos;
  • Fizesse apontamento de informações relativas às suas respostas no probante de matrícula ou em algum outro canal;
  • Jamais entregasse o matéria das provas ao fim do período talhado para a sua execução;
  • Afastasse da quarto, a algum período, sem o comitiva de fiscal;
  • Ausentasse da quarto, a algum período, portando o cartão de respostas;
  • Ausentasse do sítio da demonstração antes de decorridas duas horas do franqueza da mesma;
  • Descumprisse as instruções contidas no caderno de provas e no cartão de respostas;
  • Perturbasse, de algum laia, a sistema dos negócios, incorrendo em actuação indevido;
  • Utilizasse ou tentar aplicar meios fraudulentos ou ilegais para alcançar roboração própria ou de terceiros, em algum lanço do torneio Funarte;
  • Jamais permitisse a coleta de sua assinatura;
  • Fosse surpreendido portando anotações em papéis que nunca os permitidos;
  • Fosse surpreendido portando algum sujeito de arma e/ou se rejeitar a repor a arma à Coordenação;
  • Jamais permitisse ser escravizado ao detector de metal;
  • Jamais permitisse a coleta de sua sensação do dedo no cartão de respostas.

Torneio Funarte: teor programático do derradeiro cartaz

Mesa de estudos no fundo. Destaque para texto "concurso Funarte"Mesa de estudos no fundo. Destaque para texto "concurso Funarte"

Papeleta pode haver vagas para níveis mediano e cima. Foto: capturenow tramite Canva / montagem Concursos no Brasil

O teor programático do derradeiro torneio Funarte variou igual o nível de escolaridade e o incumbência solicitado.

A epígrafe de exemplo, vamos alistar todos os itens que caíram nas provas para Coadjutor Profissional (nível mediano), à excepção de Gestão e Planejamento (nível cima).

Todos os ademais detalhes estão dispostos no cartaz de buraco, que foi lançado em 2014.

Coadjutor Profissional no torneio Funarte: o que indagar?

  • Língua Portuguesa: 1. Acepção e compreensão de teor. 2. Gêneros e tipos textuais: características distintivas. 3. Marcas de textualidade: coesão, congruência e intertextualidade. 4. Arcaboiço e composição de palavras. 5. Semiologia: antônimos, sinônimos, homônimos, parônimos, hiperônimos. 6. Classes de palavras e seu aplicação textual. 7. Arcaboiço sintática da expressão e do fase. 8. Reescritura de frases: operações de permutação, deslocamento e diferença. 9. Pacto, regência e posição. 10. Pontuação. 11. Variedade linguística;
  • Matemática: 1. Conjuntos. 2. Conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais). 3. Operações (soma, subtração, multiplicação, compartimento, potenciação e radiciação). 4. Razões, proporções, porcentagem. 5. Juros. 6. Progressões aritméticas e geométricas. 7. Verosimilhança. 8. Estudo combinatória. 9. Medidas e sistemas de medidas. 10. Matrizes e determinantes. 11. Equações de 1º e 2º graus. 12. Sistemas de equações de 1º e 2º graus. 13. Inequações. 14. Polinômios. 15. Geometria plana: tópico, reta, macio; ângulos; analogia; relações métricas em figuras planas; perímetros e áreas. 16. Geometria espacial: relações métricas e volumes dos principais sólidos. 17. Trigonometria. 18. Funções. 19. Gráficos e tabelas: acepção;
  • Conhecimentos Específicos – Noções de Gestão: 1. Fundamentos da governo; habilidade e produtividade; departamentalização; organogramas e fluxogramas; armação político-administrativa brasileira; firmeza e limpeza no lida; elementos de contabilidade. 2. Gestão de matéria: macio de exigências de materiais; programação de pedidos; compras; instalações, armazenagens e estoques. Noções de Informática: 1. Componentes de singular computador: processadores, relembrança e periféricos mais comuns; dispositivos de armazenagem de dados; propriedades e características. 2. Arquivos digitais: documentos, planilhas, imagens, sons, vídeos; principais padrões e características. Arquivos PDF. 3. Maneira operacional Windows: manipulação de janelas, programas e arquivos; fundação e desinstalação de programas; principais utilitários; telas de controle e menus típicos; mecanismos de adminículo; mecanismos de procura. 4. Editores de teor: formatação, forma de páginas, sensação, títulos, fontes, tabelas, corretores ortográficos, manipulação de figuras, cabeçalhos, rodapés, anotações e outras funcionalidades de formatação. Manipulação de arquivos: leitura e gravação; controle de alterações; hábito de senhas para proteção. Formatos para gravação. Mala direta. Macros. Sentimento. Geração e manipulação de formulários. MS Word 2007 BR ou cima. 5. Planilhas: geração, manipulação de dados, fórmulas, abastamento e recorte de dados, formatação de dados e outras funcionalidades para cômputo. Manipulação de arquivos: leitura e gravação. Macros. Sentimento. Importação e exportação de dados. Proteção de dados e planilhas. MS Excel 2007 BR. 6. Internet: conceitos gerais e funcionamento. Endereçamento de recursos. Náutica segura: cuidados no hábito da Internet; ameaças; hábito de senhas e criptografia; tokens e outros dispositivos de firmeza; senhas fracas e fortes. 7. Navegadores (browsers) e suas principais funções. Sites e links; buscas; salva de páginas. Google Chrome. Internet Explorer. 8. E-mail: utilização, caixas de acesso, endereços, cópias e outras funcionalidades. 9. Passagem de arquivos e dados: upload, download, orquestra, velocidades de transmissão. FTP. Webmail. 10. Nexo de computadores em rede: Wi-Fi, rede sítio, Bluetooth, 3G/4G; características e aplicações. Noções de Redação Solene: 1. Características básicas da redação solene; tipos e padrões básicos: serviço, memorando, aviso, telegrama e correio eletrônico.

Gestão e Planejamento no torneio Funarte: o que indagar para as provas?

  • Língua Portuguesa: 1. Acepção e compreensão de teor. 2. Gêneros e tipos textuais: características distintivas. 3. Marcas de textualidade: coesão, congruência e intertextualidade. 4. Arcaboiço e composição de palavras. 5. Semiologia: antônimos, sinônimos, homônimos, parônimos, hiperônimos. 6. Classes de palavras e seu aplicação textual. 7. Arcaboiço sintática da expressão e do fase. 8. Reescritura de frases: operações de permutação, deslocamento e diferença. 9. Pacto, regência e posição. 10. Pontuação. 11. Variedade linguística. 12. Funções de idioma. 13. Noções de redação solene: características básicas da redação solene. 14. Tipos e padrões da redação solene: serviço, recado, memorando, discurso de motivos, conselho, aviso, telegrama, fax, correio eletrônico. 15. Elementos de craveira culta na redação solene;
  • Noções de Sério Constitucional: 1. Composição. 1.1. Concepção, classificação, abecedário fundamentais. 2. Sério e garantias fundamentais. 2.1. Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos. 3. Organismo políticoadministrativa. 3.1 Ligação, Situação, Província Federalista, municípios e territórios. 4. Gestão Pública. 4.1. Disposições gerais, servidores públicos. 5. Delicadeza, cultivação e desporto;
  • Noções de Gestão Pública e do Maneira Federalista de Lavoura: 1. Gestão, Situação e Gestão Pública. 1.1. Concepção de Situação. 1.2. Gestão. 1.3. Organismo do Situação. 1.4. Concepção, natura e intento da Gestão Pública. 2. Organismo administrativa do Situação brasílico. 2.1. Gestão Pública direta. 2.2. Gestão Pública indireta. 3. Abecedário básicos da governo. 4. Organismo do Mando Executivo Federalista no setor cultural. 4.1. Estruturas organizacionais do MinC e da Funarte. 4.2. Missões e finalidades dos órgãos. 4.3. Políticas e diretrizes. 5. Servidor público. 5.1. Direitos e deveres do servidor. 5.2. Crimes contra a Gestão Pública. 6. Moral no ocupação público. 7. Regra de Entrada à Comunicação, nº 12.527/2011. 8. Regra de Agitação de Interesses, nº 12.813/2013. 9. Regra do Sério Autoral, nºs 9610/1998, 12.853/2013. 10. Normas para licitação e contratos da Gestão Pública, Regra nº 8666/1993. 11. Regimento jurídico dos servidores públicos civis da Ligação, das autarquias e das fundações públicas federais, Regra nº 8112/1990;
  • Conhecimentos Específicos – Planejamento Governamental: 1. Planejamento. 1.1. Organismo e funcionamento do Maneira de Planejamento do Gestão Federalista. 1.2. Liso Plurianual. 1.3. Maneira de comitiva e opinião do PPA. 2. Legislação básica – normas gerais de Sério Financeiro , Regra nº 4.320/1964 e Recursos de Cofre do Erário Vernáculo, Decreto nº 93.872/1986. 3. Regra de Dever Fiscal (Regra Complementar nº 101/2000). 4. Normas para Licitação e Contatos da Gestão Pública, Regra nº 8666/1993. 5. Organismo da Gestão Federalista e regeneração administrativa, Decreto-Regra nº 200/1967. 6. Liso Plurianual – PPA. 7. Regra de Diretrizes Orçamentárias – LDO. 8. Regra Orçamentária Anual – LOA. Gestão Comum e Pública: 1. Funções da governo: planejamento, organismo, direção e controle. 2. Arrumação de planejamento. 2.1. Planejamento estratégico: ilusão, incumbência e estudo SWOT. 3. Estudo competitiva e estratégias genéricas. 4. Planejamento operacional. 5. Gestão por objetivos. 6. Arrumação decisório. 7. Organismo. 7.1 Arcaboiço organizacional. 7.2. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada sujeito. 7.3. Organismo informal. 8. Lavoura organizacional. 9. Motivação e liderança. 10. Informação. 11. Descentralização e cedência. 12. Governo de projetos. 12.1. Composição, estudo e opinião de projetos. 12.2. Principais características dos modelos de governo de projetos. 12.3. Projetos e suas etapas. 13. Governo de processos. 13.1. Conceitos da abordagem por processos. 13.2. Técnicas de mapeamento, estudo e melhoria de processos. 13.3. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. Orçamento: 1. Orçamento público. 1.1. Abecedário orçamentários. 1.2. Prescrição e despesa pública. 2. Regra de Diretrizes Orçamentárias – LDO. 3. Regra Orçamentária Anual – LOA. 4. Orçamento-programa e sua rotina no Brasil. Recursos Humanos: 1. Concepção. 2.Regimento jurídico dos servidores civis da Ligação, das autarquias e das fundações públicas federais, Regra nº 8.112/1990. 3. Capacitação – Decreto nº 5707/2006, Portaria MPOG nº 208/2006, Regra nº 11.233/2005, Decreto nº 84.669/1980. 4. Benefícios – Composição Federalista de 1988 (item 40: aposentadoria); Expurgação Constitucional nº 41/2003 (artigos 2º, 5º e 6º: aposentadoria, abonação de permanência e encargo); Expurgação Constitucional nº 47/2005 (item 3º: aposentadoria e abonação de permanência); Expurgação Constitucional nº 70/2012 (item 6º A: aposentadoria por invalidez); Regra nº 10.887/2004 (aposentadoria pela média aritmética); Regra nº 7418/1985 (auxílio-transporte); Regra nº 12.618/2012 (previdência complementar). 5. Maneira Integrado de Gestão de Recursos Humanos – SIAPE. 5.1. Concepção. 5.2. Objetivo. 5.3. Prado e emprego. 5.4. Modalidades de hábito. 5.5. Formas de chegada e principais documentos.

A respeito de a Funarte

YouTube videoYouTube video

A Edificação Vernáculo de Artes, Funarte, foi camareira em 1975. Ela é o órgão do gestão brasílico que visa ocasionar e entusiasmar a artefacto e a espalhamento das artes velo nação afora. Em linhas gerais, é fiador por:

  • Políticas públicas federais de incitamento à atividade produtiva artística brasileiras;
  • Atua para que a população possa cada turno mais gozar das artes.

A Funarte está vinculada ao Ministério da Lavoura (MinC), sendo a “única edificação no Situação brasílico com as atribuições e especialidades necessárias para curar desses campos de atividade”, igual o site oficial do órgão.

Para apanhar seus objetivos, a Funarte atua nas seguintes frentes:

  1. Incitamento à artefacto nessa superfície;
  2. Composição de público;
  3. Capacitação de artistas, técnicos e produtores;
  4. Realiza esteio a projetos em todos os estados brasileiros e no exterior
  5. Implementa programas de circulação de eventos, oficinas e consultorias técnicas;
  6. Mantém espaços culturais (hoje no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Província Federalista);
  7. Edita publicações – algumas delas em tradução do dedo, disponíveis neste portal.

Compartilhe esse torneio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo