Anvisa seta tela que detalha preços de remédios vendidos no nação

O valor dos remédios afeta diretamente o orçamento das famílias. Único novo reajuste elevou em 4,5% o relevância dos medicamentos vendidos em farmácias e drogarias do nação, segundo o Sindusfarma (sindicato que representa o setor).
Para auxiliar o consumidor a executar as contas antes de adquirir singular fármaco, a Anvisa (Filial Pátrio de Vigilância Sanitária) lançou singular tela em que é realizável consultar os preços dos medicamentos em todo o Brasil.
O objetivo da utensílio, segundo a sucursal, é expor ao consumidor os preços máximos dos produtos autorizados pela Repartição Executiva da Parlamento de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED).
Masterclass Gratuita
Guião Liberdade Financeira
Aprenda a investir e construa singular patrimônio do cifra com o treno restrito do InfoMoney
As farmácias e drogarias, assim uma vez que laboratórios, distribuidores e importadores, jamais podem cobrar pelos medicamentos supra do valor recebido pela SCMED. Atualmente, a catálogo de preços máximos permitidos para a venda de medicamentos é disponibilizada no portal da Anvisa para consulta dos consumidores e é atualizada mensalmente.
Com o recente tela, acolá da catálogo publicada no portal da Filial, os consumidores poderão consultar os preços de medicamentos de formato facilitada, por via de consulta direta do resultado ambicionado, velo nome do fármaco, encetativo ativo ou algarismo de registo.
Querela
O consumidor que reparar valor de fármaco elevado ao recebido poderá executar arguição contíguo à CMED (Parlamento de Regulação do Mercado de Medicamentos). A bitola auxilia o monitoramento do mercado inibindo práticas de sobrepreço pelos estabelecimentos.
Continua posteriormente da publicidade
Planura evocar que os preços de medicamentos são hoje os únicos controlados velo gestão, que exige o felicitação dos preços-teto definidos pela CMED e registrados no Processo de Séquito do Mercado de Medicamentos (Sammed).
A Anvisa frisa que o tela tem uma vez que objetivo acolitar a consulta de preços de medicamentos, todavia jamais substitui as listas oficiais de preços de medicamentos publicadas mensalmente.
Entenda
O Relevância Supremo ao Consumidor (PMC) é o preço-teto acreditado nas prateleiras de farmácias e drogarias. Já o Relevância Supremo de Venda ao Administração (PMVG) é o preço-teto para vendas de medicamentos constantes do arrolamento apenso à Solução CTE-CMED 6, de 27 de maio de 2021, ou para atender determinação judiciario.
Segundo a sucursal, ele corresponde ao produto da emprego de singular prostração mínimo imprescindível em inventário ao Relevância Fábrica (PF), que é o teto de valor velo qual singular laboratório ou distribuidor pode comercializar singular fármaco no mercado brasílio.
O tela está em período de testes. Dúvidas e sugestões para o acabamento da utensílio poderão ser enviadas por via dos canais de informação disponibilizados pela Anvisa neste link.