Economia

Cobranças indevidas estão entre ascendentes queixas de clientes bancários, diz BC

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de confiança, compras jamais reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, jamais congratulação de pagamento de fatura e jamais estorno na fatura ficaram entre as principais reclamações de clientes de bancos no à frente trimestre de 2024, segundo ranking conhecido ontem (25) lã Banco Medial (BC). 

No totalidade, o BC recebeu 1.892 reclamações julgadas procedentes, quando houve indício de descumprimento de preceito ou bitola pela fundação financeira, relativas a esses itens. O BRB, Itaú e Inter foram os que mais receberam queixas.

Na sequência, com 856, ficaram reclamações relacionadas ao jamais congratulação de débito automático acreditado lã correntista, diferenças entre saques e depósitos realizados em arca convencional, lapso humana e libertamento de investimentos sem autorizações dos clientes. Bradesco, Inter e Arca Econômica Federalista lideram o ranking de reclamações.

Restrito para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu aproximação ao investimento que rende mais que o duplo da poupança e ganhe único recordação restrito do InfoMoney

O BC igualmente informou que, no à frente trimestre do ano, foram registradas 762 reclamações relacionadas a atrasos na liberação de confiança, cobrança de parte já quitada ou em duplicidade, detido para entregar o preço de parte cobrada indevidamente e discordância no preço ou quantidade de parcelas. A Arca Econômica Federalista, o Santander e o Bradesco foram os que mais receberam queixas.

Já as reclamações por débito em operação jamais acreditado lã cliente somaram 489 queixas. As irregularidades relativas à confiabilidade, firmeza, a segredo ou à validade dos afazeres relacionados a operações de confiança consignado resultaram em 477 reclamações. As reclamações  a respeito de exclusão à execução de portabilidade de operações de confiança consignado somaram 471.

As principais reclamações relacionadas ao Pix foram relativas a dificuldades para demandar ou executar a reembolso de valores, ao bloqueio indevido de valores ou da própria operação em situações diversas das previstas nas regras do Pix e aos casos de detido ou lapso no envio do Pix. O BC recebeu 546 reclamações julgadas procedentes.

Continua posteriormente da publicidade

Entre os bancos, o Inter apareceu em à frente sítio no ranking de reclamações das instituições financeiras. A fundação recebeu 741 reclamações julgadas procedentes. O Inter tem quase 31 milhões de clientes.

Na sequência vem o BTG Pactual/Banco PAN, com 530 reclamações julgadas procedentes. O banco possui uma banca de quase 24 milhões de clientes. O PagBank-PagSeguro, com 31 milhões de clientes, vem em terceiro. O Bradesco aparece na quarta disposição e o Santander, em quinto. As instituições possuem 106 milhões e 67 milhões de clientes respectivamente.

A Arca econômica Federalista e o Banco do Brasil aparecem em oitavo e 14º lugares no ranking, respectivamente.

Continua posteriormente da publicidade

ranking é explicado a enfraquecer das reclamações do público registradas nos canais de atendimento do Banco Medial (BC): internet, correspondência, presencialmente ou por telefone (145).

Ali dos bancos comerciais, múltiplos, cooperativos, de investimentos, igualmente participam do ranking as sociedades de confiança, financiamento e investimento, instituições de pagamento e administradoras de tálamo.

Entre as administradoras de tálamo, a Suplente Administradora de Casório apareceu em à frente sítio no ranking. Na sequência, vem a Cooperativa Mista Roma e, em terceiro sítio, a Simpala Lançadora e Administradora de Consórcios.

Em nota enviada à Sucursal Brasil, o Inter, que aparece na primeira disposição no ranking de reclamações, diz reitera o compromisso de estima aos clientes e destaca que trabalha para afiançar a eles a melhor tentativa. “A fundação registra atualmente 85 pontos no Net Promoter Score (NPS), o que a coloca entre os ascendentes NPS do setor bancário e na zona de vantagem. O index mede o nível de satisfação dos clientes com os produtos e afazeres e monitora toda a sua estirão na plataforma do Inter”, diz a nota.

Sucursal Brasil tenta contato com os outros bancos que lideram o ranking do BC.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo