Investimentos

“Primo americano” do Erário IPCA+ ganha superfície na banca da Verdejante: planura substituir?






A Verdejante Asset Management gerou discussões em algumas mesas de cálculo nesta semana e fez investidores revisitarem planilhas depois aclamar que havia zerado uma disposição em títulos públicos atrelados à inflação (Erário IPCA+), substituindo por uma alocação no “primo americano” Treasury Inflation-Protected Securities (TIPS).

TIPS são papéis do Erário dos Estados Unidos com prazo de até 30 anos e que oferecem pagamento de juros semestrais. Já o essencial, a ser resgatado no remuneração, é revisto pela inflação. No facto da gestora de Luis Stuhlberger, a selecção foi por vencimentos de cinco e 10 anos.

“O objetivo é possuir o mesmo ativo, saindo alguma coisa desse linha que está por vir nos próximos dois anos”, resumiu o administrador. A disposição em TIPS representa 40% do patrimônio líquido do fundo presentemente, enquanto a alocação em NTN-Bs foi praticamente zerada, contra uma discurso que chegou a simbolizar 27% do patrimônio líquido anteriormente.

Continua em seguida da publicidade

A mudança teve uma vez que motivação as mudanças feitas em abril velo Gestão nas metas de superávit primordial para 2025 e 2026, o que fez com que o armação fiscal virasse uma “objecto de fábula”, uma vez que defendeu Stuhlberger, de feitio bastante apreciação, na aberta.

Contudo, para investidores em comum, a mudança igualmente pode executar acepção?

Aberta em TIPS

Em live promovida por InfoMoney e XP na última quarta-feira (8), Fernando Ferreira, estrategista-chefe e head do research da XP, afirmou que, depois explorar o juro dado por papéis do Erário IPCA+ e pelas TIPS nos últimos 10 anos, notou que os títulos atrelados à inflação brasileiros pagavam tapume de 4,5 pontos percentuais a mais do que as TIPS. Hoje, no entanto, essa mudança havia derribado para tapume de 4 pontos percentuais.

Continua em seguida da publicidade

Atualmente, o Erário IPCA+ oferece ágio verídico supra de 6%, e TIPS entregam retornos entre 2% e 2,5% acrescidos à inflação americana. “É uma ensejo afirmativo”, falou o executivo, ao ser questionado se estação uno benigno instante de acesso.

Ainda que as taxas reais dos títulos do Erário IPCA+ tenham subido nesta quinta-feira (9) depois a julgamento do Comitê de Política Monetária (Copom), a XP destaca que jamais houve uma modificação significativa na mudança aspecto entre os rendimentos do papel brasílio e do americano.

O objecto de amabilidade está enleado a uma quesito cambial. “Os investidores que compram títulos em dólares ficam com a discurso ao câmbio e isso adiciona uma volatilidade às carteiras que muitos ainda jamais estão acostumados a observar”, destacou Ferreira. Hoje, é factível adquirir TIPS diretamente ou alocar nos papéis por canal de ETFs (fundos de index).

Continua em seguida da publicidade

O executivo lembra que o efeito cambial pode ser minimizado quando o investidor obtenção uma quota de uno fundo multimercado. Nesse facto, diz, o administrador pode alocar nas TIPS e executar uno hedge (proteção) contra essa pluralidade do câmbio.

TIPS ou Erário IPCA+: é exacto usar?

Para Ferreira, há oportunidades nas TIPS, todavia os títulos do Erário IPCA+ ainda fazem acepção para a banca. Atualmente, eles são o segundo indexador preposto da XP detrás unicamente de papéis atrelados à Selic, que continuam a ser carro-chefe porque oferecem a menor volatilidade na confrontação com os ademais, uma vez que explica o perito.

Para quem mora no Brasil, é factível investir em TIPS por canal de contas internacionais, ou viela BDRs negociadas na B3. Uma vez que se trata de uno sujeito de epígrafe do Erário americano (Treasuries), o comportamento de obtenção é o mesmo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo