Mercados

Efeito de enchentes no RS já aparece nos preços do leite, arroz e batata

Os efeitos das enchentes no Rio Espaçoso do Meridional a respeito de a inflação estão se materializando em alguns itens que compõem o Index de Preços ao Consumidor da Instituição Instituto de Indagação Econômica (IPC-Fipe), que mede o nível de valor na cidade de São Paulo, de conciliação com o coordenador do indicador, Guilherme Moreira. Ele destaca pressões recentes observadas no arroz, batata e, mormente leite.

A mensuração “na bico” do arroz, registrou flutuação de subida de 2,90% nesta semana, perante 0,23% na leitura anterior.

Já a batata passou de 17,28% para 29,37%, enquanto o leite acelerou de 7,94% para 11,76%.

Continua em seguida da publicidade

“O impacto no leite parece ser o mais essencial até actualmente. Deve afetar os derivados daqui para vanguarda igualmente”, avalia o coordenador.

Moreira ressalta, contudo, que, até o instante, essa pressão tem sido bastante localizada e restrita a alguns itens e que, por isso, o impacto da revés climática no Rio Espaçoso do Meridional para a inflação uma vez que único todo ainda é apoiado ajuizado.

A expectativa de Moreira é de desaceleração do IPC-Fipe a 0,07% no fecho de maio, posteriormente subida de 0,33% em abril.
“É único nível de inflação já esperado para ocorrer nessa idade do ano, em traço com a sazonalidade”, aponta.

Continua em seguida da publicidade

Moreira salienta, contudo, que esse cenário de efeitos moderados na inflação nunca necessariamente irá se bisar em outros índices de inflação do região, uma vez que o IPCA do IBGE, já que o IPC da Fipe mede a inflação unicamente na cidade de São Paulo.

“Os itens in natureza, por exemplo, são produzidos cá mesmo na província, logo nunca há esse impacto tal maneira amplo”, afirma o coordenador do IPC da Fipe. “A pergunta que fica para o Rio Espaçoso do Meridional é a complexidade de realizar a própria coleta de preços”, alerta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo