costume do Pix cresce em 2023 e alcança quase 40% do mercado brasílio

Com 39% da participação de mercado em transações realizadas em 2023, excluindo o pagamento em linhagem, o Pix se consolida uma vez que uno dos principais meios de pagamento no pátria. É o que prova o relatório, “Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil”, do Banco Meão.
As transações de pagamento (excluídas aquelas em linhagem) cresceram 31% em 2023 em arrolamento ao ano anterior, para 108,7 bilhões, correspondendo a 624 transações per capita. O montante financeiro movimentado bateu R$ 99,7 trilhões, subida de 9% em uno ano — equivalente a 9,1 vezes o Resultado Interior Brutal brasílio.
Considerando marketshare, o Pix (39%) ficou então detrás dos cartões (confiança, débito e pré-pago), que registraram participação de 41%. Já as transações com boleto bancário representaram 5% do mercado.
Continua em seguida da publicidade
Para cimalha
A curva antigo do Pix em 2023 se deu lã amplificação de 75% no seu costume, levando em operação o algarismo de transações, em arrolamento a 2022. No evento dos cartões, os crescimentos anualizados no costume foram de 12% no confiança, 5% no débito e 36% no pré-pago.
Os dados convergem com a leitura de que o Pix e os meios de pagamento instantâneos nunca são somente uma inclinação, contudo chegaram para permanecer. “De ordem global, vemos o Pix uma vez que o pagamento do porvir. Para os especialistas do setor, os fidedigno time payments são o porvir”, afirma Ralf Germer, CEO e Cofundador da fintech PagBrasil, empresa especializada em tecnologia para pagamentos.
O técnico explica que o Pix é uno conduto de pagamento, contudo nunca somente, e que isso o fortalece. “É uma plataforma financeira que permite inovação”.
Continua em seguida da publicidade
Com o propagação de novas tecnologias, uma vez que o Pix parcelado ou reservado, a inclinação é que o conduto de pagamento se solidifique ainda mais no mercado, em prejuízo do costume de outros meios de pagamento, uma vez que os cartões de débito e confiança.
“Por hora, o cartão de débito nunca será suprimido — bravo uma vez que nenhuma outra feitio de pagamento. Isso porque a usabilidade do Pix ainda nunca é a ideal”, explica Edson Santos, membro do juízo da consultoria Colink Business Consulting e sócio do cartapácio 0Payments 4.0.
“O Pix ainda nunca é tal maneira experimentado. Sua usabilidade ainda nunca é tal maneira fluída, uma vez que ocorre com os cartões com avizinhamento, por exemplo. Esse é o maior duelo actualmente. Quando a tecnologia do Pix evoluir nesse significação, veremos uno incremento ainda maior das transações feitas com ele”, diz Germer.
Continua em seguida da publicidade
Pressão do lojista
Para ali da exiguidade de contribuição aos consumidores, o Pix igualmente nunca onera lojistas, uma categoria que se torna cada turno mais incentivadora do conduto de pagamento momentâneo.
“Os lojistas fazem publicidade para o Pix. As empresas dão tristura para quem jorna com Pix. E isso reforça ainda mais o costume do conduto de pagamento pelos consumidores”, explica Germer.
As taxas de tristura cobradas do lojista em transações com cartão de débito fecharam o ano em 1,1%, segundo dados do Banco Meão. “Quando o Pix impõe dispêndio ao lojista, é bem plebeu. Quando estamos falando de cartões, falamos de mais de 1% da conta no evento do cartão de débito, e de mais de 2% no cartão de confiança”.