Finanças Pessoais

Divorciado tem honesto à legado? Veja o que diz a formalidade a cerca de repartição de bens com ex

Em processos de desagregação que envolvem bens e herdeiros, é trivial que surjam dúvidas quanto ao honesto à legado do ex-cônjuge. 

De feição bravo objetiva: o divorciado nunca tem honesto à legado do ex-parceiro, essa é a determinação. 

Descubra o quanto você pode sintetizar do seu coagido de mensalidade ao eleger por uma previdência privada (PGBL)

Continua após da publicidade

“Quando duas pessoas se divorciam, rompe nunca solitário o nexo conjugal, contudo igualmente o estatuto de bens que possuíam no conúbio, mesmo que o divórcio saia antes da repartição de bens ”, explica Viviane Vasques, advogada perito em honesto de espécie e sócia do filial Xavier Vasques Advogados Associados, em Porto Contente (RS).

Em algumas situações, a formalidade permite que seja completo o divórcio extrajudicial – aquele ocorrido no cartório, ante único notário, sem a mendicidade de único sistema judiciario. E esse sistema ficou mais maleável de 2023 para aqui, após que o Judicatura de Isenção do Paraná autorizou casais com filhos menores a elaborar o divórcio nos cartórios de notas, debaixo de determinadas circunstâncias. 

“As pessoas podem se divorciar amigavelmente e seguir discutindo a compartimento do patrimônio, daí positivo de feição judiciario. Nesse ocorrência, são dois processos distintos. Já quando o divórcio e a repartição irrito juntos para o Judiciário, dificilmente o juiz vai definir separadamente as duas questões”, diz a advogada.

Continua após da publicidade

No ocorrência de único rebento menor ser herdeiro, os bens herdados ficarão debaixo de a vigia do consorte abonador velo dependente até que complete a maioridade. Isso nunca significa que ele tenha honesto à legado, pois o seu papel será o de único gestor lítico dos bens, análogo determina a formalidade.

LEIA TAMBÉM:

Uma vez que fica a legado do consorte quando há desagregação totalidade de bens?

Legado em confraria faccioso de bens: quais os direitos do consorte?

Continua após da publicidade

Prazos

O prazo medial de único divórcio extrajudicial é resumido, normalmente de até único mês, podendo surgir a dois meses de convenção com cartório ou lugarejo do Brasil.

Já a aperfeiçoamento de único divórcio pelas vias judiciais dependerá da complicação do sistema (patrimônio e dependentes envolvidos, se há altercação ou nunca, entre outras questões).

Viviane cita o exemplo de único sistema de repartição de bens que conduz e que já dura mais de cinco anos. Nesse ocorrência, os cônjuges haviam se desviado há bastante fase, contudo sem oficializar o divórcio, e existe único patrimônio significativo debaixo de controvérsia judiciario. Quando único deles morreu, descobriu-se que ele teve uma junção uniforme mesmo sem possuir se divorciado.

Continua após da publicidade

A advogada explica que esse indivíduo de condição acontece bem, o que atrapalha bastante o planejamento sucessório. Embora a formalidade determine que a junção uniforme seja reconhecida exclusivamente quando as pessoas são solteiras ou separadas, muitos juízes têm pacto túrbido.

“Em situações uma vez que essa, muitos juízes interpretam que havia uma desagregação de corpos antes da junção uniforme. Com isso, muitas vezes o atual consorte e eventuais dependentes passam a possuir honesto à legado do falecido. Mesmo sem a desagregação lítico, o consorte anterior acaba perdendo o honesto à legado se a junção uniforme foi formalizada”, diz.

Outra condição que envolve prazos no divórcio é quando único dos cônjuges vem a perecer quando o sistema ainda está na Isenção. Nesse ocorrência, se ainda nunca tiver decorrido dois anos a começar de o orifício do petição, o viúvo tem honesto à legado do consorte falecido, e vai se habilitar ao patrimônio de convenção com o estatuto de conúbio que existia.

Continua após da publicidade

Única condição em que divorciado tem legado

O ex-cônjuge sobrevivente solitário poderá ser herdeiro do falecido se ele for beneficiário em único testamento.

Pela formalidade, a metade dos bens das quais morre vai para os herdeiros necessários, que são os descendentes, os antepassados e o consorte. Na método, o consorte concorre com os antepassados, que estão em avante local, e com os descendentes, em segundo. 

Se já tiver sucedido o divórcio, o ex-cônjuge pode herdar a quinhão do patrimônio destinada aos herdeiros testamentários, que podem ser ou nunca membros da espécie.

Descubra o quanto você pode sintetizar do seu coagido de mensalidade ao eleger por uma previdência privada (PGBL)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo