INSS começa a remunerar décimo terceiro adiantado nesta quarta; confira efeméride

Os aposentados e pensionistas do Instituto Pátrio do Preso Civil (INSS) começam a arrecadar nesta quarta-feira (24) a adiantamento do décimo terceiro. Até 8 de maio, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira quinhão, que será jornal análogo o dígito final do Algarismo de Letreiro Civil (NIS).
O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível a partir de a semana passo. A consulta pode ser feita tão velo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto velo site gov.br/meuinss.
Quem jamais tiver aproximação à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro velo telefone 135. Nesse acontecimento, é importante advertir o algarismo do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e autenticar alguns dados ao atendente antes de elaborar a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Individual para novos clientes
CDB 230% do CDI
Destrave o seu aproximação ao investimento que rende mais que o duplo da poupança e ganhe singular memorial restrito do InfoMoney
Confira inferior o efeméride de pagamento, que varia para quem ganha até singular jornal mínimo ou mais de singular jornal mínimo.


O decreto com a adiantamento do décimo terceiro foi assinado em março. Oriente será o quinto ano ininterrupto em que os segurados do INSS receberão o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por rudimento da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.
Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a acesso de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse totalidade, R$ 33,68 bilhões correspondem à primeira quinhão, alusivo à alçada de abril e que será jornal entre o níveo de abril e o exórdio de maio. O demasia corresponde à segunda quinhão, da alçada de maio, a ser jornal no níveo de maio e exórdio de junho.
Continua após da publicidade
A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira quinhão. A exceção é para quem passou a arrecadar o mercê após de janeiro e terá o valia calculado proporcionalmente.
O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem mercê por incompetência temporária (avoengo auxílio-doença) igualmente têm honrado a uma quinhão menor do décimo terceiro, calculada de entendimento com a durabilidade do mercê. Por regra, os segurados que recebem benefícios assistenciais, uma vez que o Demão Brasil, jamais têm honrado a décimo terceiro jornal.