o que muda entre futuros de Bitcoin da B3 e das exchanges?

A B3 lançou na quarta-feira (17) seu combinação porvir de Bitcoin (BTC) para investidores brasileiros, o BITFUT. Muro de 7,4 milénio trabalhos foram realizados na sessão de começo, 111 milénio ordens de aquisição e venda, segundo dados da bolsa de valores.
Todavia, embora o carro seja nova na B3, ele já existe há bastante fase em corretoras de criptomoedas internacionais, uma vez que Binance, OKX e Bitget, à excepção de haver sido lançado há seis anos no CME Group, nos Estados Unidos. Entenda, a escoltar, quais são as principais diferenças, vantagens e desvantagens entre os contratos da B3 e os futuros das chamadas exchanges.
Regulação: B3
Uma das vantagens do resultado brasílico diz consideração à regulação. O BITFUT é o adiante combinação porvir de Bitcoin devidamente regulado dado por uma fundação integrante do método financeiro vernáculo. “Trata-se de mais uma escolha de investimento regulado em criptoativos, acolá dos fundos e dos ETFs (fundos de index)”, disse João Baliza Cunha, diretor de governo da Hashdex.
Lição Gratuita
Os Abecedário da Abundância
Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos ascendentes investidores do orbe nesta lição gratuita
Algumas empresas com cálculo no Brasil tentaram disparar futuros de BTC sem concordância da Percentagem de Valores Mobiliários (CVM), contudo nunca deu bem manifesto. A Binance, maior exchange de criptomoedas do orbe, foi uma delas. Por princípio do desrespeito à legislação sítio, a empresa responde a uno arrumação administrativo sancionador no órgão.
O resultado da B3, uma vez que é regulado, é presenciado uma vez que tendo mais chances de incutir o esforço de investidores institucionais, que preferem e isolado podem adoptar ambientes tradicionais em turno de exchanges de criptomoedas.
Nunca há sebe, no entanto, para o investidor que opta por acessar derivativos por plataformas estrangeiras, afim explica Isac Costa, formador do Ibmec e legista. “Algum investidor pode abduzir uma cômputo em uma exchange estrangeira e comerciar os produtos que ela facultar. O problema está na bico da donativo – se a empresa facultar a investidores brasileiros sem registo produtos que exijam concordância prévia, logo ela comete infração administrativa”.
Horário de negociação: exchanges
Uma das desvantagens do resultado brasílico é a excepção do horário de negociação. Fabrício Tota, diretor de novos trabalhos do MB, disse que nas exchanges o trading de Bitcoin acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana. Na bolsa de valores, por outro renque, as negociações isolado podem ser feitas de segunda a sexta-feira, entre 9h e 18h30.
Estabilidade: B3
Se uma empresa cripto gringa quebra, o investidor perde todo o verba, uma vez que ocorreu em casos uma vez que FTX, Voyager Do dedo, Celsius e tantas outras. Na B3, disse o trader André Felipe Kod, esse traço nunca existe. “O pusilanimidade de actuar em uma corretora (estrangeira), que pode encerrar a algum instante e desmerecer tudo, acaba”.
Arbitragem: B3
Os futuros da B3 têm uma vez que menção o Nasdaq Bitcoin Reference Price, o mesmo index do BITH, o fundo de index mais negociado no Brasil. Segundo Cunha, isso facilita operações de arbitragem e “demonstra o amplo potencial que esse resultado tem”.
Alavancagem: exchanges
Enquanto exchanges costumam marcar alavancagem em 100 vezes, o BITFUT possibilita alavancar a disposição em até 330 vezes – o que torna seu rotina mais perigoso, segundo Tota, do MB, porque traz riscos significativos de dano de básico. “Os futuros igualmente são produtos complexos que podem abranger custos elevados, mormente em termos de corretagem em situações de stop compulsório”, disse.
Variedade de ativos: exchanges
Lá do Bitcoin, as corretoras estrangeiras oferecem futuros de outros criptoativos. Na Deribit, por exemplo, é exequível igualmente comerciar futuros de Ethereum (ETH), USD Coin (USDC) e Tether (USDT), à excepção de contratos de opções de outros tokens.
Destreza tributária: B3
Lá da instabilidade com as operações com exchanges estrangeiras, investidores têm complicação de efectuar a apuração de proveito de básico, quando aplicável – na maioria dos casos, o trader precisa elaborar a cômputo de lucros manualmente. Já na B3, que opera incorporado das regras da CVM e da legislação brasileira, há destreza para erecção de documentos e informações para o Coagido de Mensalidade, ressalta o trader sazonado Alexandre Wolwacz, afamado uma vez que Stormer.
Elasticidade de custódia: exchanges
Nas corretoras, segundo Tota, os usuários podem transladar seus criptoativos a algum instante para outras plataformas para carteiras pessoas, de laia a elaborar autocustódia, o que nunca é exequível com futuros na B3, pois os ativos ficam confinados à bolsa até o ordenado do combinação.
Para quem os futuros da B3 são voltados?
“Para uno investidor/trader com a cálculo exclusivamente no Brasil, nunca em tal grau sofisticado no ecossistema cripto (mormente quanto à movimentação dos Bitcoins, custódia etc), os futuros da B3 se mostram uma ótima escolha, sendo bem bem-vinda”, disse Luis Martins, administrador de fundos na Coinext Asset.
Por terem cimo dispêndio de carrego, os futuros de Bitcoin são uma escolha ineficiente para posições de extenso prazo, disse Cunha, da Hashdex. Por outro renque, falou, “facilidades uma vez que a boa liquidez, a contingência de operações alavancadas ou vendidas e a fenestra de negociação mais longa são atrativas, mormente para trades de resumido prazo”.