Investimentos

Petrobras pode partilhar 92% dos lucros com dividendos extraordinários; veja regressão

A Petrobras (PETR3, PETR4) pode resolver pela distribuição de 100% dos dividendos extraordinários do manobra de 2023. Para a emoção do mercado, o secretário do Erário Vernáculo, Rogério Ceron, disse que o administração considera possível a distribuição de todos os recursos disponíveis.

Se a distribuição absoluto ocorrer, o payout – que indica a porcentagem de juro líquido distribuído atalho dividendos ou juros a cerca de indispensável privativo – da Petrobras iria para 92,49%, supra dos 89,6% distribuídos pela estatal no manobra de 2022. Até actualmente, contando com metade dos dividendos extraordinários do ano pretérito, o indicador alusivo a 2023 está em 74,88%. O cômputo é de Einar Rivero, da consultoria Elos Ayta.

No à frente trimestre deste ano, a Petrobras teve juro líquido de R$ 23,7 bilhões e anunciou a distribuição de 13,45 bilhões. Então, o payout será de 56,8%. 

Continua em seguida da publicidade

Descubra o passada a passada para existir de dividendos e possuir uma mesada mensal previsível, começando já nas próximas semanas

Dividend yield

Outro indicador que irá modificar facto a Petrobras distribua 100% dos dividendos extraordinários será o dividend yield – regressão da ação unicamente com o pagamento de dividendos –, que vai ascender tapume de 4,4 pontos percentuais e sobrecarregar 23,44%.

O cômputo é de Victor Bueno, co-autor e crítico de ações da Nord Investimentos. A cômputo demonstração que, apenas com a distribuição de 45% do fluxo de boceta desocupado – montante que deve ser distribuído obrigatoriamente –, de R$ 71,35 bilhões, o dividend yield seria de 14,51%, considerando o valimento de mercado da empresa na última sexta-feira (24). 

Continua em seguida da publicidade

Nos próximos anos, todavia, o regressão com dividendos da Petrobras pode tombar drasticamente. O crítico usou as projeções compiladas pela Bloomberg para determinar o DY dos próximos exercícios e, se a expectativa atual do mercado se obedecer, o dividendo do manobra de 2026 alcançaria “apenas” 9,29%. 

Confira as projeções de dividend yield das ações da Petrobras com a distribuição de dividendos ordinários, 50% e 100% dos dividendos extraordinários: 

DY com dividendos ordinários (%) DY com 50% dos dividendos extraordinários (%) DY com 100% dos dividendos extraordinários (%)
2023 14,51 18,98 23,44
2024 (projeção) 7,74 10,33 12,91
2025 (projeção) 5,33 7,11 8,89
2026 (projeção) 5,57 7,43 9,29
Natividade: Victor Bueno, co-autor e crítico de ações da Nord Investimentos, com projeções compiladas pela Bloomberg

Em 2022, o dividend yield da ação preferencial (PETR4) foi de 68,32%. Naquele ano, a estatal foi beneficiada pela subida no influência do petróleo e foi a maior pagadora de dividendos do globo no segundo trimestre. Ainda varga aludir que os cálculos de Bueno para eclodir aos 23,4% de DY em 2023 consideram a cotação hodierno de PETR4, nunca o influência para quem comprou o papel no lisura do ano pretérito.

Continua em seguida da publicidade

Adquirir ou vender?

Em maio, as dezena carteiras recomendadas de ações para dividendos monitoradas lã InfoMoney mostraram singular propagação na predilecção pela estatal. Os acontecimentos ao comprido do mês, no entanto, provocaram alguma discordância entre analistas.

Entre os mais otimistas, o papel segue encantador para investidores focados no comprido prazo, entre outros motivos, pela propensão de criação de boceta da empresa. Já entre os pessimistas, a ação perdeu apelo para proventos. “Há uma volatilidade espaçoso e nunca achamos afirmativo o direcionamento de alargamento do programa de investimentos para setores que dão regressão menor do que o core business, para pujança renovável e refino”, justifica Phil Soares, patrão de estudo de ações da Órama.

Para Bueno, da Nord, o traço que as ações da Petrobras trazem aos portfólios é bem espaçoso e, então, nunca varga a lição postar os papéis da petroleira nas carteiras de dividendos. “Nunca vemos (a ação) com tanta atratividade, mesmo com yield atual, estão negociando bem próximas à média dos últimos anos e o traço de ingerência política pode afetar os papéis”, explica. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo