Porquê perceber a hora certa de interferir nas atividades da garoto? » Blog da Colégio Infantil Montessori

Período de leitura: 6 minutos
Uma das centenas (inconveniência milhares!) de dúvidas compartilhadas por papais e mamães é o instante patente de interferir nas atividades da garoto e até que objecto fazê-lo. É patente que uma bibiografia novidade na raça desperta no adulto a arbítrio de elaborar o melhor, de contribuir em cada escancha de sua passeio.
Todavia, é necessário possuir em mente que nem tudo o que julgamos uma vez que “melhor” é, de trajo, o mais apropriado para o incremento cognitivo dos pequenos. É aí que entra a inquisição das atividades e brincadeiras.
Será que é asseverativo desistir a garoto divertir sozinha? Ou será que é imprescindível direcionar suas preferências e ações, estando memorandum e atuante? É o que você vai encontrar no item de hoje. Vamos ali!
O tabu do desacerto
Se você é fundador ou mãe já deve possuir entendido que há uma jeito dos mais velhos e da associação em comum de repreender as iniciativas dos progenitores em catálogo ao trato dos filhos, principalmente aqueles de primeira romagem. “Jamais faça isso!”, “Você deve elaborar assim”.
Chamamos isso de “o tabu do desacerto”, e sabemos que há pessoas que fazem disso singular esporte. Jamais queremos cá corroborar com essa tradição e pressupor sua procedimento. Velo adverso, compreendemos o duelo que é compor singular fruto nos dias atuais e desejamos somente pungir a meditação opinião e desviar seu flabelo de opções em catálogo às brincadeiras e atividades típicas da puerícia.
Elucidado esse objecto, podemos seguir.
Os dois lados da quantia
Há milhões de pais e mães espalhados velo Brasil, contudo podemos agrupá-los em duas abordagens bravo distintas no que se refere a interferir nas atividades da garoto.
Existe uma falda de pais e mães ocupados que convertem as horas ou minutos que têm com seus filhos em uma acrescento de seu labuta. Eles respondem mensagens, checam e-mails e navegam na internet enquanto os filhos brincam ao seu ala, nunca prestando obséquio ao que está acontecendo.
Estamos falando, perceba, de uma abordagem absenteísta. Cá, nunca há folgança e interação propriamente ditos, e positivo uma política de “corpo memorandum, mente remoto”.
Lembrando, sem decisão: todos fazemos isso uma hora ou outra.
Já o outro ala da quantia ocorre quando o fundador inquieto ou mãe ansiosa estão atentos a cada deslocação da garoto e interferem a todo instante, corrigindo seu qualidade de divertir, de interagir com os materiais e com o especial corpo. Quem já nunca ouviu ou disse: “Essa esfera é pra jogar e nunca para acostar na boca”, “Essa pecinha vai cá, ó fruto!”, “Deixa que a mãe demonstração uma vez que encaixa”.
Percebeu a mudança entre as duas tendências, né?
O instante patente de interferir nas atividades da garoto
É patente que nos primeiros anos de bibiografia, seu fruto vai cobiçar sua obséquio e comparecimento manente. Finalmente, é isso que vai lhe exprimir firmeza para que ele aprenda a divertir sozinho e a beber as próprias iniciativas.
Por isso, é necessário que você reserve diariamente singular fase para de trajo divertir com ele, e nunca somente para estar memorandum. Acima suas necessidades emocionais para que ele possa ir aos poucos caminhando com os próprios pés.
Quando for interagir, largue tudo o que estiver fazendo e se dedique de realidade a possuir singular quality time e a compor singular conecção de crédito com seu curto. No entanto, nunca boicote as iniciativas dele e nem direcione sua obséquio.
Se ele transpor uma, duas horas tentando encaixar uma pecinha triangular no início rotundo, respeite seu regularidade, suas tentativas e o encoraje, contudo sem descontinuar seu sistema cognitivo de inventiva. Mostre que você confia nele e permita que ele se concentre e termine uma atividade de cada turno, sem permanecer chamando sua obséquio para outros brinquedos a todo instante.
Aos poucos, vá dando mais área e oportunidades para ele divertir sozinho, ainda que por pouco fase. Diga que precisa buscar um pouco e que circuito então e comece a ampliar a frequência e a durabilidade dessas ausências. No entanto, constantemente retorne congénere prometido. Com o fase, você pode inaugurar a fazer as próprias atividades no mesmo área, uma vez que recitar, por exemplo, enquanto ele brinca.
Reles bravo: é necessário que o fase que vocês passam juntos seja recreativo e prazeroso para ambos!
O memorandum da autarquia
O arrumação Montessori destaca a todo instante a prestígio de conceder autarquia aos pequenos. Nas salas de lição cá da colégio, por exemplo, os professores raramente interferem nas atividades dos alunos – e é assim em todo local que segue essa metodologia.
Isso porque espertar a autarquia a começar de cedo, para Maria Montessori, estação a chave para o incremento de uma garoto equilibrada, abonador e proativa. No entanto, é capital perceber fabricar essa autarquia da processo certa.
Largar seu fruto constantemente sozinho e admitir que ele passe horas e horas em dianteira às telas da bibiografia contemporânea (seja de tevê, seja de tablete ou smartphone) nunca é conceder autarquia, velo menos nunca de singular qualidade construtivo.
Sabemos que programas de tevê e jogos no celular engajam apressadamente a obséquio dos pequenos e que podem ser a salvamento para momentos multitarefas, comuns a todos os pais e mães que desempenham várias funções ao mesmo fase. Todavia, recomendamos que isso nunca se torne uso, pois a passividade que a televisão induz certamente leva à insânia e a singular impressão de adaptação.
Igualmente evite precingir seu bebê com inúmeros brinquedos. O fase da folgança é uma ótima ocasião de ele desenvolver sua inclinação de acumulação, logo, quando ele ainda nunca puder adoptar sozinho, ofereça seu preposto e observe todas as maneiras que ele encontra de estudar o matéria sem julgamentos e correções.
As experiências do orbe autêntico
Porquê mencionamos no introdução desse teor, nosso objetivo cá nunca é direcionar seu actuação uma vez que mãe ou fundador, ou pressupor sua abordagem. Nenhuma garoto vem com manual de educação, e cada raça funciona de singular qualidade incomparável.
No entanto, vargem salientar que as experiências do orbe autêntico trazem mais benefícios do que algum programa de tevê, e por isso devem ser estimuladas. Brincadeiras com massinha, peças e montagem, tintas e texturas nulo ajudar seu fruto a encontrar o orbe de uma configuração mais engajada e ativa.
Gostou de perceber mais a cerca de o qualidade apropriado de interferir nas atividades da garoto? Que tal descair nosso e-book Coordenação motriz em 23 atividades educativas? Nele, você poderá confirmar o impacto que algumas atividades têm na coordenação motriz de seu curto!