Investimentos

“Sell in May and go away”? Nos EUA, qualidade pode haver ido embora

Singular idoso calão do mercado financeiro nos Estados Unidos instrui investidores a abandonar suas posições em ações em maio e revir a adquirir com vigor totalidade exclusivamente em novembro, ou “sell in May and go away” (venda em maio e vá embora, em versão literal). Contudo a prenúncio vai se concretizar em 2024? Analistas ouvidos lã InfoMoney nunca chegam a testemunhar área para rali além salvo, todavia questionam qualidade de ruína da bolsa americana nesse fase, e até recomendam se mostrar ao mercado – se você for uno investidor mais arrojado.

Orientação foi embora?

A Eleven Financial analisou o regressão do S&P 500 entre maio e outubro nos últimos década anos e viu que esse actuação sazonal dos investidores vem ficando para trás. Houve ganhos em 8 dos últimos 10 períodos analisados e a rentabilidade média foi de 6,08%. Somando novembro, dezembro e janeiro a abril, a média anual de regressão do S&P 500 nos últimos década anos foi de 11,02%. 

Raphael Figueredo, CEO e estrategista-chefe da Eleven Financial, explica que a vocábulo nasceu porque na primeira parcela do ano, os investidores estavam concentrados no pretérito, aguardando os resultados do avante trimestre em seguida precificar o que aconteceu no ano anterior. Ao confrontar as promessas com os resultados, havia algumas decepções, o que puxava o mercado para insignificante. O otimismo solitário voltava em novembro, quando o mercado passava a se centralizar no ano seguinte. 

Continua em seguida da publicidade

Contudo, diz ele, os estímulos que os Estados Unidos deram às empresas mudaram a qualidade. “À frente tivemos incitação monetário em seguida a crise de 2008 com juros bem baixos, em seguida, com a pandemia, vieram os estímulos fiscais, com programa de atenuação de inflação e amplificação do nível de endividamento”, diz Figueredo. 

Actualmente, com os juros nos níveis mais altos em 22 anos, muitas empresas que precisam se endividar podem haver dificuldades no porvir. Para a Eleven, nunca haverá soft landing – cenário de peleja à inflação sem grandes consequências para a atividade econômica –, o que deve afetar a precificação dos ativos nos próximos meses. 

Quem concorda com a ilusão da Eleven e vê uno cenário reptador para a economia americana nos próximos meses pode avistar excelência nas empresas de importância, mais consolidadas em seus setores e com previsibilidade de receitas. “Empresas de virilidade e de commodities metálicas tendem a transpor bravo o instante, já que o mercado vem as procurando presentemente”, opina Figueredo. 

Continua em seguida da publicidade

Para o investimento em bancos, vulgar no Brasil em momentos de instabilidade, o profissional da Eleven prefere aguardar o brecha da ruína dos juros. “Cá, os bancos ganham quantia com o mercado em baixa ou em subida, além salvo, o mercado é menos centralizado”. 

Diferencial de juros entre Brasil e EUA

Outro fator que precisa ser analisado quando o investidor considera investir em ações americanas é a modificação da Selic – de 10,50% ao ano – para os juros básicos dos EUA – no distância entre 5,25% e 5,5% ao ano. O Brasil começou cedo o ciclo de extirpação de juros, o que vem fazendo esse diferencial tombar a partir de agosto. 

O investimento em mesada fixa nos Estados Unidos é estimado o mais preso do globo. Já o Brasil é presenciado além salvo porquê uno região de maior traço. Logo, quando os juros dos dois países têm modificação garota, muitos investidores preferem a firmeza americana, o que faz os investimentos no Brasil caírem e o genuíno desmerecer importância perante o dólar. 

Continua em seguida da publicidade

Por isso, investir em ações dos EUA pode executar bravo à banca do brasílio, trazendo proteção contra a pluralidade cambial.

Caio Schettino, head de alocações da Criteria, prefere escolher ETFs para se mostrar a teses de inovação. Ele cita a Eli Lilly, produtora do fármaco para diabetes Mounjaro; e a Moderno Nordisk, que produz o Ozempic – todavia prefere ETFs “porque naturalmente acompanham a qualidade”.

Nesta segunda-feira (13), os principais índices acionários dos EUA operam praticamente estáveis dianteira ao fecho da semana escancha. No mês, o maior deles, o S&P500, subiu de 5.018 pontos para 5.222 pontos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo