regras antifraude do maior certame do região

A organismo do Torneio Público Vernáculo Unido (CNPU), afamado uma vez que “Enem dos concursos”, divulgou nesta terça-feira (23) medidas adicionais de estabilidade para a emprego da demonstração, uma vez que a interdição de levar os cadernos de demonstração ao final da opinião, coleta de digitais e inspecção grafológico.
“Essas novas camadas de estabilidade foram adotadas por insinuação dos órgãos de estabilidade (…) O sistema envolve singular rijo esquema de estabilidade, a partir de a artefacto e a entrega das provas até a checagem da identidade do candidato. Nosso objetivo é afiançar a isonomia para todos e atacar fraudes”, diz Alexandre Retamal, coordenador de Logística do certame.
Caderno de provas
Os candidatos jamais poderão levar para lar os cadernos de demonstração quando terminarem o inspecção.
Masterclass
O Autoridade da Pensão Fixa Turbo
Aprenda na rotina uma vez que avultar o seu patrimônio com rentabilidade, modéstia e estabilidade (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)
Segundo as autoridades, uma das principais fontes de fraudes em concursos públicos é o prática de pontos eletrônicos durante a emprego do teste. O delito funciona assim: os candidatos pertencentes às quadrilhas terminam as provas mais cedo e levam os cadernos de provas. As questões são resolvidas por membros das quadrilhas e enviadas por áudio, por canal de assunto eletrônico, para quem ainda está nas salas.
“Ao sustar que todos saíam com os cadernos de demonstração, as camadas de estabilidade estarão sendo ampliadas”, diz Retamal.
Para atacar fraudes durante a constituição do CNPU, o Ministério da Administração criou uma rede formada pela Repartição Vernáculo de Estabilidade Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federalista (PF), Polícia Rodoviária Federalista (PRF), Escritório Brasileira de Perceptibilidade (Abin), Vontade Vernáculo (FN) e secretarias de Estabilidade Pública estaduais.
Continua após da publicidade
Uma vez que escantilhão complementar, os locais de demonstração contarão com detectores de metais e de assunto eletrônico. A interdição, porém, jamais significa que ninguém terá aproximação às questões externamente. O PDF com os cadernos de provas será espargido às 20h (horário de Brasília) do especial dia da emprego das provas (5 de maio), no site do Ministério da Administração e da Inovação.
Biometria
Haverá ainda a coleta das digitais e matéria para o inspecção grafológico de todos os participantes no instante da execução da demonstração. A escantilhão foi recomendada pela PF.
A teoria é afiançar que o candidato que esteja prestando a demonstração será a mesma indivíduo que irá ingerir monopólio do incumbência, em facto de validação.
No instante que recolher a demonstração na aposento de emprego, o candidato vai preencher o cartão de resposta com seus dados, revalidar e redigir uma expressão, que integra o inspecção grafológico. Portanto, singular aplicador da demonstração vai rodear pela aposento para coletar a do dedo, que ficará igualmente registrada no cartão de resposta.
Com esse sistema, o cartão terá as escolhas das questões, o inspecção grafológico, a assinatura do candidato e a coleta da do dedo.
Celulares desligados
O candidato deverá soltar o celular e equipamentos eletrônicos e deixá-los lacrados incluído de embalagens, que serão fornecidas por fiscais e aplicadores de provas, durante todo o sistema avaliativo.
O candidato será anulado facto os fiscais constatem que os celulares permaneceram ligados durante a execução das provas.
“Para abster algum problema, é principal que todos estejam tranquilos e sigam as orientações dos fiscais e aplicadores das provas”, afirma Alexandre Retamal.
Dia da demonstração
A demonstração do Torneio Vernáculo Unido será aplicada em 5 de maio, em 228 cidades.
Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília). Nesse vez, os inscritos para os blocos de nível cocuruto (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas (múltipla alternativa) a cerca de conhecimentos gerais, salvo uma pergunta dissertativa de competência específico. Para o conjunto de nível medial (conjunto 8), os candidatos farão 20 questões objetivas e uma redação.
No fase vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). À tarde, os candidatos dos blocos de nível cocuruto (1 a 7) responderão a 50 questões objetivas de conhecimentos específicos. Enquanto isso, os inscritos no conjunto de nível medial farão mais 40 questões objetivas. As provas para o nível medial jamais incluem questões dissertativas, exclusivamente a redação no fase matinal.
Confira horários de execução do certame em 5 de maio (horários de Brasília):
TURNO MATUTINO | TURNO VESPERTINO |
Buraco dos portões: 7h30 | Buraco dos portões: 13h |
Fecho dos portões: 8h30 | Fecho dos portões: 14h |
Lisura da emprego: 9h | Lisura da emprego: 14h30 |
Espaço da demonstração: 2h30 | Espaço da demonstração: 3h30 |
Consulte os órgãos que participam do Torneio Público Vernáculo Unido e o algarismo de vagas ofertadas em cada uma das carreiras. Confira ainda quais as cidades que sediarão as provas.
O produto final das provas objetivas e preliminares das questões discursivas e da redação será disponibilizado em 3 de junho, e o produto final sairá em 30 de julho.