Investimentos

Rijo captação impulsiona gestoras a encerrar fundos de debêntures com equidade de IR

Os ventos mais favoráveis para o mercado de debêntures incentivadas ajudaram a arremessar a captação de fundos que alocam nesse quidam de epígrafe, principalmente de gestoras ligadas a bancos. A demanda foi tanta que, actualmente, alguns estão fechando para novas captações.

Assets ligadas a bancos puderam se ajeitar para esse fluxo com mais facilidade pela arredor com outros canais incluído mesmo bando financeiro, responsáveis pela emissão de Letras de Confiança do Agronegócio (LCAs) e Imobiliário (LCIs), que tiveram emissões restringidas no princípio do ano.

Descubra o quanto você pode epilogar do seu constrangido de pensão ao eleger por uma previdência privada (PGBL)

Continua em seguida da publicidade

A Santander Asset, por exemplo, aumentou a inclinação dos fundos para surfar o boom de entradas em fundos de debêntures incentivadas posteriormente entrever único desenvolvimento nos fluxos, porquê explica Guilherme D’Aurea, administrador dos fundos de confiança particular da lar.

Em fevereiro, o Parecer Monetário Vernáculo (CMN) alterou os prazos de livramento para LCIs e LCAs, que actualmente estão em 9 meses e 12 meses, respectivamente, quando o epígrafe nunca tiver uma atualização anual por index de preços. Antes, o livramento podia ser completado com três meses.

As mudanças levaram a uma esmorecimento das emissões de ambos os títulos e, consequentemente, a único acréscimo da procura por possíveis substitutos, porquê os fundos de debêntures incentivadas, na fantasia de investidores. Em seguida rijo busca, a Santander Asset foi uma das casas que encerrou fundos para novos aportes. Foram dois produtos, único deles com duas versões, com e sem hedge (proteção) no CDI.

Continua em seguida da publicidade

“Fazemos isso de método recorrente. É uma quesito de previsibilidade e de passivo, ao ver o que tem acertado e o que tem de livramento. Optamos pela oxigenação dos ativos e pela estratégia em termos de carrego e de diversificação”, afirmou Michelle Lauande, gestora dos fundos de infraestrutura na Santander Asset.

Outra gestora que optou velo mesmo senda foi a Itaú Asset: suspendeu novas aplicações para o Itaú Debêntures Incentivadas CDI. Questionada pela reportagem, a gestora disse exclusivamente que a padrão buscou “conservar preço para os cotistas atuais do fundo e que a arbitramento foi “estratégica”. A lar, todavia, afirmou que manteve a captação em outros produtos focados em debêntures incentivadas.

Spreads mais “amassados”

Lá da rijo aceleração no tamanho de captação, a Sparta justifica o fecho de único fundo de debêntures incentivadas em abril por cômputo dos spreads (juros adicionais que único epígrafe de confiança apresenta em arrolamento ao dos títulos públicos) mais baixos oferecidos nas ofertas primárias – ou porquê se diz no calão do mercado: mais “amassados”.

Continua em seguida da publicidade

“Fizemos esse freio. Está tendo muita donativo, porém nunca está vindo na ‘tributo certinha’. Os spreads [no primário] estão menores do que no acessório e tem sobrado papel na mão dos coordenadores das ofertas”, observa Ulisses Nehmi, CEO da lar.

O executivo acredita que as ofertas primárias estruturadas posteriormente a padrão do CMN foram precificadas “na suporte da euforia”, já que as empresas pensaram que haveria bem mais demanda por esse quidam de papel, na frente das restrições e do menor tamanho de emissões de outros ativos isentos, porquê Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e Imobiliário (CRIs), excepto LCIs e LCAs.

“Outros gestores estão tomando essa atitude e nunca inválido alocar. Apresentar o carrego do fundo para grave e estar alocado numa tributo menor tende a se materializar em único desempenho malvado”, lembra Nehmi.

Continua em seguida da publicidade

Produtos competitivos e rijo tamanho de ofertas

Todavia há quem ainda defenda que é cedo para frear novos aportes em fundos, ocorrência da Bradesco Asset. Victor Tofolo, superintendente de governo de confiança high grade (maior risca e regressão) na lar, ressalta que o tamanho de ofertas de debêntures incentivadas chegou a R$ 32,5 bilhões no amontoado do ano até abril e que os produtos têm se mostrado apoiado competitivos.

Anexo da Bradesco Asset, os fundos de debêntures incentivadas, por exemplo, foram os que mais tiveram captação posteriormente as mudanças impostas velo CMN. Entre os fatores que ajudaram a arremessar o fluxo afirmativo está igualmente a fenestra mais tempestivo de retornos dos produtos nos últimos 12 meses.

“Esse é único objecto de extrema valia. Olhando para dianteira, vemos retornos mais próximos dos carregos médios das banca, entre CDI+0,25% e CDI+0,50%, contra único regressão de CDI+8% antes”, diz Tofolo, que reforça: a maior parcela do amplo fecho dos spreads já ocorreu.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo