Mercados

Taxas de juros de conciso prazo cedem com dados da inflação

A aceleração dos rendimentos dos Treasuries de prazos mais longos fez as taxas longas dos DIs passarem a trepar no Brasil durante a tarde desta terça-feira, 28, enquanto as taxas curtas ainda sustentaram leves baixas na esteira da inflação apropriado estalão velo IPCA-15 de maio, conhecido pela manhã.

Na uso, o produto do dia foi a ladeira da curva a fim brasileira.

No objectivo da tarde a imposto do DI (Repositório Interfinanceiro) para janeiro de 2025 estava em 10,37%, perante 10,371% do ajustamento anterior, enquanto a imposto do DI para janeiro de 2026 estava em 10,685%, perante 10,715% do ajustamento anterior. A imposto para janeiro de 2027 estava em 11,01%, perante 11,028%.

Continua em seguida da publicidade

Entre os contratos mais longos, a imposto para janeiro de 2028 estava em 11,31%, perante 11,295%. O convénio para janeiro de 2031 marcava 11,72%, perante 11,668%.

Na primeira metade do dia, as taxas futuras recuavam em toda a curva brasileira, influenciadas pelos números de inflação no Brasil.

O Instituto Brasílio de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Index Pátrio de Preços ao Consumidor Largo-15(IPCA-15) subiu 0,44% em maio, em seguida de haver adiantado 0,21% em abril. Apesar da aceleração, o extensão em maio foi aquém à expectativa de subida de 0,48% da inquirição da Reuters.

Continua em seguida da publicidade

Lá disso, nos 12 meses até maio o index passou a apinhar subida de 3,70%, perante 3,77% no mês anterior e expectativa de 3,72%.

Ainda que o amontoado em 12 meses siga supra da branco de inflação de 3%, o IPCA-15 foi bravo recepcionado por boa porção dos analistas. Entre os pontos positivos, a média dos núcleos de inflação desacelerou de maio para abril, assim uma vez que o index de espalhamento.

Em reação, a imposto para o DI de janeiro de 2027 — uno dos mais líquidos — atingiu o preço mínimo de 10,895% às 9h53, em caimento de 13 pontos-base perante o ajustamento do dia anterior.

Continua em seguida da publicidade

Até o brecha da tarde houve certa recobramento nas taxas dos DIs, porém ainda assim o obliquidade estação negativo em toda a curva. O cenário mudou posteriormente os rendimentos dos Treasuries com prazos mais longos acelerarem os ganhos no brecha da tarde, reagindo a declarações cautelosas de uma mando do Federalista Reserve a dados econômicos positivos dos EUA e a uno leilão de títulos norte-americanos de cinco anos.

Pela manhã, o presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, disse que o banco médio dos EUA deve aguardar por uno progressão expressivo na inflação antes de recapitular sua imposto de juros. Já o Conference Board informou que seu index de crédito do consumidor aumentou para 102,0 oriente mês, de 97,5 em abril. Economistas consultados pela Reuters previam que o index cairia para 95,9.

No brecha da tarde, os yields dos Treasuries de cinco anos atingiram o maior nível a começar de o brecha de maio então posteriormente o leilão de títulos. Com isso, os rendimentos dos Treasuries de dezena anos igualmente aceleraram.

Continua em seguida da publicidade

Com o deslocação testemunhado no mercado norte-americano, as taxas dos DIs com prazos mais longos migraram para o sim no conduto da tarde e sustentaram ganhos até o fecho. Na bico curta, o obliquidade de baixa trazido velo IPCA-15 foi praticamente extinto pela preço do exterior.

“Tinha tudo para a curva estar fechando cá hoje, porque tivemos uno IPCA-15 aquém das expectativas, com fainas subjacentes desacelerando, porém o cenário extrínseco acabou impactando”, comentou durante a tarde Rafael Sueishi, head de mesada fixa da Manchester Investimentos.

Ainda assim, as taxas curtas sustentaram leves baixas no fecho, por baixo de preço do IPCA-15.

Continua em seguida da publicidade

“Nossa curva já estava embutindo complexidade de mais cortes (da imposto básica Selic). Presentemente, com os números de inflação, há um tanto de incerteza a cerca de isso”, comentou Sueishi.

Na véspera, as taxas já haviam reagido em caimento a comentários considerados mais brandos do presidente do Banco Meão, Roberto Campos Neto, a cerca de as expectativas de inflação. Apesar de realçar que as expectativas de inflação voltaram a trepar, ele afirmou em acontecimento em São Paulo que “no extenso prazo isso deve se consolidar e tornar a aperfeiçoar”.

Perto do fecho desta terça-feira a precificação da curva a fim indicava 82% de chances de manutenção da Selic em 10,50% ao ano em junho, contra 18% de verosimilhança de extirpação de 25 pontos-base.

No exterior, os yields seguiam em subida na bico longa.

Às 16h39, o lucro do Treasury de dezena anos — alusão global para decisões de investimento — subia 7 pontos-base, a 4,54%. Já o regressão do papel de 30 anos avançava 8 pontos-base, a 4,656%.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo