Temos que retornar a regulação do mercado de criptomoedas apetente, diz diretor da CVM

A regulação do mercado de criptomoedas deve produzir firmeza jurídica, seduzir novos investidores e nutrir o setor no Brasil. Por outro renque, o remanescente de normas jurídicas e novos intermediários pode ser uno peso para a indústria, atrapalhando a inovação e afastando novos entrantes.
Essa foi uma das principais mensagens dos participantes de uno seminário a respeito de regulação de criptoativos, promovido na manhã desta quarta-feira (8), na Tertúlia dos Deputados, pela empresa de blockchain e cripto Ripple. “Temos que retornar a regulação apetente”, disse João Carlos de Andrade Uzeda Accioly, diretor da Percentagem de Valores Mobiliários (CVM) e uno dos palestrantes do ocorrência.
De contrato com o membro do órgão regulador do mercado de capitais do Brasil – que frisou que sua quimera nunca representa a quimera da entidade –, deve possuir atuação duro da ateneu, das organizações e de empresas para pressionar os reguladores em uno trilho sem tantas amarras.
Continua posteriormente da publicidade
“Se nunca tiver essa atuação pesada para alegar o que a regulação deve ou nunca deve realizar, isso solitário vai ser uma vã esperança que nunca deu em zero, uno mercado travado e uno quimera que nunca aconteceu”, falou Accioly.
Para o diretor-presidente da Reunião Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), Bernardo Srur, o precaução a ser capturado pelos reguladores é nunca adoptar na indústria de ativos digitais as mesmas regras do setor tradicional. “Encaixar o mercado cripto em uma arca existente significa reunir intermediários que muitas vezes nunca agregam preço à masmorra”, falou.
O fronteira lítico das criptomoedas, que estipula regras para o setor, entrou em vontade em junho do ano pretérito. O Banco Médio, eleito porquê regulador do mercado cripto apenso com a CVM, prepara a começar de o introdução do ano uma regulação com apoio em consulta pública com integrantes da indústria. A expectativa é que o órgão solte uma minuta com regras ainda em 2024.
Continua posteriormente da publicidade
Fitar legislativo
No mesmo ocorrência, o parlamentário Áureo Riacho (Solidariedade-RJ), que presidiu a Percentagem Parlamentário de Questionário (CPI) das pirâmides financeiras no ano pretérito, defendeu a regulação do setor. “O que a gente quer cá é doar firmeza, porque tem mais investidores no mercado de criptos do que tem na bolsa de valores”, disse.
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) falou que a exiguidade de regulamentação atrai criminosos e afasta empresários. “Quando eu regulamento minimante, então, eu abro o meu mercado para o empreendedor peremptório, lítico, portanto as empresas que querem investir no Brasil inválido investir e inválido remunerar tributos”.
Amabilidade cripto
No ocorrência, a Ripple lançou uno cicerone de melhores práticas voltadas à regulação de ativos digitais. “Através da obséquio nós conseguimos empoderar a população e conseguimos realizar com que o mercado consumidor seja, de indumentária, perito daquilo com que está lidando”, disse Priscila Couto, senior policy manager Latam da Ripple.