temporada de reputação passou na B3? Goldman rebaixa STBP3 posteriormente disparada

Com subida de 36% em 2024 e de 41,5% no reunido dos últimos doze meses, as ações da Santos Brasil (STBP3) foram mira de revisões no preâmbulo desta semana lã Goldman Sachs e lã Bradesco BBI.
O Goldman Sachs rebaixou a parecer de obtenção para neutra, com preço-alvo de R$ 14 por ação (potencial de subida de 11% dianteira o fecho de sexta-feira), citando três razões para isso.
Em adiante sítio, o banco vê superfície curto para dilatação do juro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na {sigla} em anglicano) em 2025 para a companhia posteriormente vários anos de rijo incremento.
Continua após da publicidade
Baixe uma arrolamento de 11 ações de Small Caps que, na apreciação dos especialistas, possuem potencial de incremento para os próximos meses e anos
O Goldman observa que os volumes esperados para 2024 podem ser impactados positivamente pelas restrições de orientação de uno concorrente no Porto de Santos posteriormente uno acidente no preâmbulo do ano, com uno paquete da MSC colidindo com o cais de uno terminal da BTP. No entanto, a gestão observou que as obras de construção nas instalações do concorrente poderiam ser concluídas no preâmbulo do segundo semestre de 2024 (resolvendo assim o problema de orientação pênsil). “Porquê tal, reconhecemos a visibilidade limitada a cerca de se os volumes relacionados poderiam ser retidos pela Santos Brasil”, apontam. Neste contextura, o banco projeta que o Ebitda cresça somente murado de 10% em 2025 (versus 60% em 2024 dianteira 2023 e a média ponderada de 33% ano a ano entre 2021 e 2023), devido à profundeza generalidade dos volumes em arrolamento ao ano anterior, juntamente com a desaceleração dos aumentos de preços.
O banco, em segundo sítio, igualmente vê enfraquecimento da verosimilhança de revisões positivas significativas para o consenso e que o potencial acrescentamento dos volumes extraordinários de contêineres nascente ano provavelmente está precificado. “Porquê menção, estamos somente 5% supra do consenso no nível de Ebitda para 2024 e em traço para 2025”, avalia.
Assim, o Goldman igualmente vê, uma vez que uno terceiro tema, uno superfície curto para uma reclassificação de múltiplos. “Olhando para o multíplice implícito da Santos Brasil com espeque em sua interdependência histórica com as taxas livres de risca de 10 anos no Brasil, vemos superfície para uno potencial de subida entre 5% e 10% somente”, avalia.
O Bradesco BBI, por sua turno, manteve parecer neutra para Santos Brasil, com preço-alvo para 2024 de R$ 15,00, ou potencial de subida de 19% em arrolamento ao fecho da véspera. O banco vê que: 1) a dilatação da orientação no Porto de Santos pode condensar a TIR (Tributo Interna de Retrocesso) alavancada de 10,7% para 7,3% e 2) potencial de valorização curto em arrolamento ao preço-alvo.
Continua após da publicidade
O banco revisitou sua tese na Santos Brasil posteriormente se apinhar com Vitória e Evolve para controverter os respectivos planos das companhias para o Porto de Santos. A Vitória possui dois projetos de terminais greenfield para granéis sólidos e líquidos, enquanto a Evolve tem planos para uno hodierno terminal de contêineres com elasticidade para somar 1,5 milhão a 4,5 milhões de TEUs (craveira equivalente a uno contêiner de 20 pés), à excepção de granéis sólidos e líquidos.
No cenário espeque do BBI, a orientação utilizada no Porto de Santos deverá diversificar entre 83% e 91% até 2031 com as expansões de orientação já anunciadas. No entanto, no pior cenário, a concórdia da Evolve e do hodierno STS10 pode elaborar com que a orientação utilizada caia para 52% até 2031, de giro aos níveis de 2013-2014.
“Em uno cenário figurado de resto de orientação no Porto de Santos, o que pode condensar as box rates [tarifa cobrada pelo serviço de movimentação de carga entre o portão de um terminal portuário e o porão da embarcação] médias no comprido prazo, se cortarmos a banda Ebitda de 2031 de 63% para 52%, a TIR alavancada se contrairia de 10,7% para 7,3%”, aponta o BBI.