Seguradoras acumulam 558 milénio queixas de consumidores, demonstração ranking da Susep

As seguradoras que operam no Brasil receberam mais de 558 milénio reclamações de consumidores entre 2020 e 2023. O pico de queixas ocorreu em 2022, com 156 milénio registros. A imposto de remate é de 98,5% e o prazo meão é de 8,53 dias corridos. Os números integram o “SusepCON”, novidade plataforma de dados lançada nesta terça-feira (14) pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão que fiscaliza as companhias que operam no mercado de seguros).
O veículo é o que tem o maior algarismo de queixas (122 milénio). Planura relembrar que nascente é o preso mais popular do pátria – estima-se que murado de 30% da caravana brasileira tenha preso. Para se haver uma teoria, enquanto todo o mercado arrecadou R$ 102,95 bilhões no adiante trimestre de 2024, exclusivamente a risca de fainas de veículo arrecadou R$ 13,3 bilhões no mesmo tempo. Os seguros prestamista (99,7 milénio) e bibiografia (77 milénio) completam o top 3 do ranking de reclamações.
Na classificação por indivíduo de negação, a contratação/venda/acordo lidera a alistamento, com 98,3 milénio registros. A estrato engloba ações porquê jamais gratulação de obtenção, problemas com venda, estudo de documentação e engano de contratação, por exemplo. Aparecem, na sequência, reclamações relacionadas aos sinistros (eventos previstos no concórdia de preso no qual o bravo segurado sofre uno acidente ou detrimento matéria, dando puro ao recebimento da indenização). Mais de 135 milénio queixas consideram a começar de o temporada no sistema de regulação e pagamento da indenização, até a liberação de reparos e negativas de pagamento.
Continua posteriormente da publicidade
Novidade plataforma
O “SusepCON” é uno bloco de painéis interativos desenvolvidos desde dados das ouvidorias encaminhados trimestralmente pelas próprias seguradoras à Susep a respeito de as reclamações de seus consumidores e já está disponível no site da superintendência (clique cá para acessar).
Seu lançamento é uma das ações da autonomia no contextura da Semana de Amabilidade Financeira (Semana ENEF), ocorrência anual tal qual o órgão participa.
“É por conduto dessa plataforma que a clube social vai domínio consultar quais são as empresas mais reclamadas, o temporada meão de resposta dessas entidades e os tipos de protesto reportadas (…) e que conseguimos de uma feitio bem costume, intuitiva e destapado oferecer essa maior perspicuidade ao consumidor a respeito de essas informações que podem ser úteis na captura de brocardo e no instante da contratação de produtos. Certamente essa igualmente será uma instrumento que tenderá a apresentar o consumidor para mais propínquo do regulador e do especial mercado supervisionado”, afirma Júlia Lins, diretora da Susep, durante webinário de apresentação da plataforma.
Continua posteriormente da publicidade
No instante, há dois painéis informativos em funcionamento:
- Pintura de Ranking: demonstração as classificações das empresas de convénio com o massa de reclamações ponderado pela sua armazém;
- Pintura de Reclamações: permite consultar variados indicadores, gráficos e tabelas relacionados às reclamações registradas pelos consumidores nas empresas supervisionadas.
Na apreciação do gerente da Susep, Alessandro Octavini, iniciativas porquê essa fazem quinhão do papel da Susep de “acatar a Elaboração” ao ocasionar a “resguardo do consumidor ou a captura do consumidor porquê meio da maneira econômica”.
“O mercado isolado é sustentável se cismar bravo do seu consumidor, isolado que cocuruto uno proporção a mais ainda de dificuldade, de qualificação técnica, em que isso pode ser completo, que é quando se labareda o consumidor igualmente para cismar de si especial, quando se delega notícia a ele, o trata porquê uno comparsa e o incorpora na caminhada da resguardo dos seus próprios direitos”, comentou durante o lançamento da instrumento.
Continua posteriormente da publicidade
A expectativa é que a novidade instrumento ajude o consumidor a sentenciar a respeito de qual empresa contratará (ou renovará) seu preso, epígrafe de capitalização ou chato de previdência privada, à excepção de encorajar melhorias na inventário entre seguradoras e consumidores.
Para a CNseg (Associação Pátrio das Seguradoras), mandatário das empresas do setor, “a intuição do consumidor é uma obsessão memorandum na veras das empresas” e da própria entidade, pontuou Luciana Dall’Agnol, Gerente de Relações de Consumo e Sustentabilidade.
Segundo ela, o fortalecimento deste mercado “está diretamente relacionado à renome e à confiabilidade que os consumidores depositam nas seguradoras, nas empresas de previdência privada e bibiografia e igualmente de capitalização”. Então, continuou Luciana, “é vital que as premissas utilizadas na plataforma produzam informações corretas e transparentes buscando referências nos dados já disponíveis”.
Continua posteriormente da publicidade
Já o legisperito Bruno Ilusão, mandatário do Brasilcon (Instituto Brasílio de Política e Etéreo do Consumidor), ressaltou que “testificar instrumentos eficientes e que potencializem jamais isolado o trato desses dados, todavia a organismo e apresentação ao público para testificar os direitos básicos do consumidor, a inferir a própria liberdade de selecção” é uma obsessão que todos os mercados devem haver, uma turno “que está memorandum a começar de o inauguração da legislação de proteção do consumidor no Brasil”.
Ilusão destacou ainda que a instrumento será bem profíquo a todos os órgãos e entidades “que detêm, por baixo de suas competências, a resguardo do consumidor para domínio entender o conduta de certos agentes econômicos e fornecedores e o peso da sua atuação”.