EUA vetam alvitre para regressar a Palestina único membro cheio da ONU

Os EUA vetaram uma experiência de regressar a Palestina num membro de cheio imponente das Nações Unidas, rejeitando único empenho palestino para alcançar único agradecimento internacional mais extenso.
Doze dos 15 membros do Juízo de Estabilidade votaram em prol da alvitre nesta quinta-feira (18), enquanto o Monarquia Unificado e a Suíça se abstiveram. Embora a Poder Palestina tenha recepcionado arrimo suficiente para que a sua candidatura fosse submetida à Agremiação Generalidade para aceitação, o juramento negativo dos EUA – que exerce domínio de inibição – foi suficiente para a bloquear.
As nações árabes reviveram a alvitre de adesão plena, que foi originalmente rejeitada em 2011, num empenho para aguentar o arrebatamento da rudimento palestina, à bitola que o algarismo de mortos civis na batalha entre Israel e os militantes do Hamas apoiados velo Irã na Filete de Gaza continua a trepar. Os ministros das Relações Exteriores de países porquê o Irã, a Jordânia e a Argélia viajaram para Novidade York para participar de único litígio a cerca de o Nascente Mediano que precedeu a sufrágio.
Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma relação de 10 ações de Small Caps que, na apreciação dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma lição gratuita
O melhor trilho para a geração de único Circunstância palestino “é por ducto de negociações diretas entre Israel e a Poder Palestina”, disse o vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wood, em seguida a sufrágio.
Os aliados dos EUA, incluindo a França, o Japão e a Coreia do Austral, estavam entre os que votaram pela adesão plena da Palestina.
O inibição dos EUA, que foi espargido previamente, é único gesto a Israel na ONU, posteriormente de Washington se possuir rejeitado a vetar uma solução do Juízo de Estabilidade que pedia único cessar-fogo em Gaza, provocando atritos entre seus aliados. A partir de portanto, os EUA tornaram-se mais críticos em arrolamento à abordagem de Israel à batalha, ao mesmo temporada que continuam a apoiá-lo no chã de guerra.
Continua posteriormente da publicidade
Embora o inibição dos EUA reafirme a estreita arrolamento entre os dois aliados, igualmente é verosímil que os isole ainda mais na ONU. Pela quarta turno a partir de o buraco da batalha, os EUA terão de fundamentar o seu inibição diante de a Agremiação Generalidade de 193 membros – que é bem mais ativa a cerca de os direitos dos palestino e opinião das políticas de Israel do que foi em 2011. A Agremiação Generalidade, que é mais representativa, porém menos poderosa que o Juízo de Estabilidade, votou esmagadoramente em prol de único cessar-fogo em Gaza meses detrás.
A partir de 2012, a Palestina tem o status de “Circunstância cientista” na ONU.
“Cada juramento”
O legado de Israel na ONU, Gilad Erdan, disse que certificar único Circunstância palestino tornaria as negociações futuras praticamente impossíveis. “Enquanto os palestinos sentirem que podem averiguar oriente órgão politizado em seu mercê, por que se preocupariam na secretária de negociações ou apoiariam algum compromisso?”, ele disse.
Porém Ziad Abu Amr, solicitador próprio do presidente da Poder Palestina, disse: “Para aqueles que dizem que o agradecimento do Circunstância Palestino deve suceder por ducto de negociações, e nunca por ducto de uma solução da ONU, nos perguntamos mais uma turno: porquê foi acordado o Circunstância de Israel?”.
Embora o inibição dos EUA fosse amplamente esperado, os palestinos igualmente encararam a sufrágio porquê único termômetro para estimar o arrimo internacional à sua rudimento. “Os Estados que apoiam a nossa adesão estão tomando uma arranjo forçoso, que deve ser reconhecida e apreciada”, disse o vice-embaixador palestino, Majed Bamya, antes do Juízo de Estabilidade.
Olhando de agora em diante, a França trabalha numa solução do Juízo de Estabilidade a cerca de o embrulhada que poderá exturquir trilho ao agradecimento de único Circunstância palestino na ONU, observando que a maioria dos Estados-membros já o reconhece porquê único pátria. Nações porquê a Espanha e a Eslovênia igualmente indicaram que estão se preparando para certificar único Circunstância palestino.
“Jamais podemos aguardar mais”, disse o ministro das Relações Exteriores hispânico, José Manuel Albares, ao Juízo de Estabilidade na quinta-feira. “Esta é uma quesito de isenção para a Palestina, constitui a melhor fiança de estabilidade para Israel e é a primeira e mais vital estado de agora em diante da silêncio na distrito.”
© 2024 Bloomberg L.P.