Economia

Atrasados ganham mais? 1º lote de devolução jamais tem correção; veja reajuste por mês

A Prescrição Federalista anunciou que o à frente lote de devolução, pago em 31 de maio, jamais sofrerá correção, enquanto o segundo lote, pago em 28 de junho, terá reajuste de 1%. Os reajustes seguem o fluxo já assistido em 2023.

O influência da devolução é revisto pela tributo Selic, acumulada a combalir do mês de maio até o mês anterior ao pagamento, estendido de mais 1% no mês do repositório. Após de guiado ao banco, o influência da devolução jamais sofre correções, independentemente de quando o tributário mover o numerário depositado.

A Selic está em 10,5% — menor patamar a partir de fevereiro de 2022, quando o BC elevou a tributo de 9,25% para 10,75%. Embora jamais seja factível pregar o deslocação da Selic, quanto mais tarde o tributário recebe o influência da devolução, mais fase o montante sofre a incidência da tributo básica de juros, aumentando a naco na conferência com o que receberia nos primeiros lotes.

A Prescrição confirmou, por enquanto, unicamente os reajustes do 1º e 2º lotes. Confira:

Lote Data Selic
31/05/2024 0,00%
28/06/2024 1,00%
31/07/2024
30/08/2024
30/09/2024
Manadeira: Prescrição Federalista

De onde vem o numerário da devolução?

Segundo Júlia Queiroga, advogada do Maia & Anjos Advogados, a devolução decorre do Constrangido de Pensão que foi estagnado a mais do que deveria em alguma natividade pagadora. “Assim, o tributário entrega a sua enunciação do IR – chamada de Enunciação de Ajustamento Anual –, que é precisamente o instante velo qual ocorre o ajustamento entre o que eventualmente foi estagnado a mais por fontes pagadoras diversas e o que de veste deveria possuir sido retraído para fins de IR”, afirma a advogada.

Leia igualmente:

Porquê consultar a devolução?

No site da Prescrição Federalista, o tributário pode consultar se a sua enunciação já foi processada. Por acolá igualmente dá para alcançar previamente em qual dos lotes a respectiva devolução será vencimento.

Sobranceiro espiolhar no Consulta à Reembolso, informando CPF, manobra da enunciação, data de origem do tributário e código verificador.

Igualmente é factível entender informações no portal de negócios da Prescrição, que vai reciprocar o Núcleo Virtual de Atendimento ao Tributário (e-CAC). Procure por “Meu Constrangido de Pensão” e posteriormente por “Reembolso do IRPF”.

Porquê recolher a devolução?

O pagamento da devolução é acabado diretamente na operação bancária informada velo tributário na enunciação, de feitio direta ou por indicação de chave Pix CPF.

O repositório é acabado congénere as regras de prioridade, nesta maneira:

  • 1º bando – idosos com quadra afim ou basta a 80 anos; 
  • 2º bando – idosos com quadra afim ou basta a 60 anos, pessoas com deficiência ou com padecimento insignificante;
  • 3º bando – contribuintes cuja maior natividade de foro seja o magistério;
  • 4º bando – contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por recolher a devolução por Pix;
  • 5º bando – ademais contribuintes.

A Prescrição Federalista explica que, incluso de cada bando de prioridades, a maneira de pagamento da devolução seguirá o critério de envio do documento. Quem entrega à frente, recebe à frente.

Confira tudo a respeito de a devolução:






Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo