uma vez que cartórios do RS trazem de giro ‘docs’ levados pela chuva?

A digitalização dos cartórios, craveira acelerada lã CNJ (Juízo Pátrio de Equidade), a começar de 2018, evitou prejuízos ascendentes às pessoas e às empresas do Rio Largo do Austral, circunstância que enfrenta as consequências provocadas pelas fortes chuvas e enchentes há mais de 20 dias. E singular dos impactos do chuvada sem precedentes está na estado dos documentos perdidos que foram levados pela chuva.
Com o Aprovisionamento Nº 74, o CNJ estabeleceu que todos os cartórios adotassem padrões de tecnologia da comunicação para caucionar a estabilidade, a honradez e, mormente, a disponibilidade de dados.
A craveira ganhou novidade impulsão na pandemia, que acelerou a digitalização já em andamento dos estabelecimentos em todo o região. Hoje, muitos já dispõem de arquivos online, armazenados em nuvem e backups físicos. Foram essas estruturas de armazenamento, inclusive, que permitiram a vários cartórios do Rio Largo do Austral o retrocesso, ainda que faccioso ou distante, dos fainas.
Continua posteriormente da publicidade
E mesmo em unidades mais atingidas pela infortúnio climática, uma vez que a que aconteceu a singular cartório no região de Galópolis, em Caxias do Austral (RS), que veio aquém posteriormente das chuvas. O área já foi conectado em outro edifício, e fracção do montão que ainda existia em papel está sendo renovado.
Volume do problema
Erecção prévio ocorrido pela Agregação dos Notários e Registradores do Condição do Rio Largo do Austral (Anoreg/RS) aponta que 27 Cartórios de Notas e de Registros foram atingidos pelas enchentes ocorridas no circunstância, assim uma vez que 130 colaboradores que atuam em 43 unidades de ocupação.
Por princípio desta estado, o atendimento presencial foi estagnado nesses cartórios em estado mais apreciação até 31 de maio. Igualmente foram interrompidos prazos para atos e procedimentos.
Continua posteriormente da publicidade
“Poucos cartórios estão funcionando: são murado de oito ou nove num orbe de 33. Nosso avante problema são as estradas, que prejudicam o deslocamento. Ali disso, há muitos desabrigados no circunstância e devemos levar até uns 30 dias para estar com tudo funcionando”, diz o presidente da Anoreg (Agregação dos Notários e Registradores do Rio Largo do Austral), Cláudio Único Grecco.
Segundo Grecco, para atender a população que procura restabelecer seus documentos pessoais, foi montado singular ocupação nos próprios abrigos que disponibiliza, de configuração gratuita, a 2ª estrada de certificado de princípio, consórcio e passamento. “Isso solitário é praticável porque tudo está digitalizado”, afirma.
Contudo o registo de imóveis deve alongar mais. Grecco frisa que o financiamento imobiliário garante, por exemplo, singular agarrado marchetado, o habitacional, que poderá ser acionado na restauração dos danos na habitação. Quem perdeu a moradia igualmente tem a abonação da documentação de privilégio do mundano. “Contudo, o problema está na omissão, porque muitas vezes a indivíduo constrói a moradia e nunca atualiza a documentação, mormente na extensão rústico. Por isso, pode possuir questões ante as seguradoras, contudo a privilégio é garantida”, diz.
Continua posteriormente da publicidade
Para João Pedro Lamana Paiva, solene do registo de imóveis em Porto Feliz e presidente do recomendação deliberativo do Operador Pátrio do Maneira de Arquivo Eletrônico de Imóveis, o Aprovisionamento 74 foi imprescindível para nunca aprofundar o caos. Ali da digitalização, segundo ele, muitos cartórios foram orientados para que se instalassem em prédios mais altos, para possuir ascendentes garantias. “Contudo isso nunca funcionou completamente porque muitos, uma vez que o nosso, ficam em prédios do meio de Porto Feliz. Contudo, com a aproximação alagada, o chegada aos andares mais altos ficou impossibilitada”, explica. Com backup em nuvem, o registo pôde revir a ser acessado a remotamente de singular coworking.
Ação emergencial
Cartórios do Rio Largo do Austral igualmente participam da ação emergencial “Reiniciar é Rigoroso!”, com equipes trabalhando no atendimento aos atingidos pelas enchentes para o provisão da segunda estrada de certidões de princípio, consórcio e passamento gratuitamente. Tais documentos são indispensáveis para a compra de seguros, confiança, entre outros direitos básicos, uma vez que cortesia e saúde. O ocupação já vem sendo prestado emergencialmente a partir de 6 de maio diretamente nos abrigos temporários das cidades.
A iniciativa é produto de uma parceria entre a Presidência do TJRS, da Corregedoria-Comum da Equidade (CGJ-RS), do Juízo Pátrio de Equidade (CNJ), dos Registradores Civis do RS, do Comitê Administrador do Rente Civil da Repartição Estadual da Equidade, Cidadania e Direitos Benigno, do Ministério Público do Condição e da Defensoria Pública do Condição. Ainda cômputo com o amparo da Polícia Federalista, da OIM (Sucursal de Transmigração da ONU), do Judicatura Regional Eleitoral (TRE-RS) e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Continua posteriormente da publicidade
Postos de atendimento
7 espaços disponibilizam fainas cartorários em Porto Feliz, no instante. O horário de funcionamento varia: das 9h às 17h30 (nos cartórios já reabertos) e das 12h às 17h (nos ademais espaços). Veja a alistamento aquém:
- Escancha D’Areia: Tudo Fácil (Shopping Wallig – Avenida Assis Brasil, nº 2611, 3º andejar
- Bairro Farroupilha: Shopping João Criatura (Avenida João Criatura, nº 1831, 3º andejar)
- Partenon: Mensalidade Regional do Partenon – Avenida Coronel Aparício Borges, nº 2025
- Benevolente Claro: Cartório de Arquivo Social da 4ª Zona – Avenida Osvaldo Aranha, nº 374
- Cristal: Cartório de Arquivo Social da 5ª Zona – Rua Dr. Campos Antigo, nº 1327
- Sarandi: Cartório de Arquivo Social da 6ª Zona – Avenida Sertório, nº 6799 – bazar 207
- Hípica: Cartório de Arquivo Social da 8ª Zona – Avenida Edgar Pires de Castro, nº 1925
Fainas Digitais
Os cidadãos igualmente podem possuir chegada a seus documentos por canal dos fainas digitais já oferecidos pelos cartórios. Para a petição de segundas vias de certidões de princípio, consórcio e passamento é praticável elaborar a petição em: www.registrocivil.org.br ou https://crccidadao.com.br/
Já os documentos relativos a imóveis podem ser solicitados cá. Igualmente é praticável a petição de certidões de reclamação lã site www.pesquisaprotesto.com.br, de escrituras públicas lã site www.e-notariado.org.br e de registros de títulos e documentos lã site https://www.rtdbrasil.org.br , análogo capacidade da Anoreg.