Economia

XP se seta no mercado de tálamo com foco na subida mensalidade e em bens de magnificência

A XP Inc. anunciou, nesta segunda-feira (29), a sua aproximação no mercado de consórcios no Brasil.

O braço de Seguros e Previdência da companhia será o fiador pela comercialização de cotas ao público de subida mensalidade na camada de imóveis e automóveis. Bens de magnificência, uma vez que aeronaves e iates, igualmente farão parcela do portfólio.

Os produtos serão ofertados por canal de administradoras terceiras — a empresa igualmente terá singular resultado privativo que será comercializado em parceria com a CNP Tálamo.

Continua após da publicidade

Setor jamais para de trepar

Resultado tipicamente brasílico, o tálamo vem registrando dilatação na última dez. Com faturamento de mais de R$ 316 bilhões em 2023, o secção cresceu 25% em rol ao ano anterior, apontam dados da Abac (Agregação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

“O tálamo é singular mercado consolidado no Brasil e tem singular largo potencial de desenvolvimento para acomodar a execução de objetivos. Nossa expectativa é se regressar singular dos players mais relevantes do mercado nos próximos cinco anos”, diz Roberto Teixeira, head da XP Seguros e Previdência.

Uma vez que vai funcionar?

Os clientes da XP terão sustento consultivo da companhia para comprar bens de processo planejada, uma norma que evita a oração do consumidor às altas taxas de juros de singular empréstimo convencional ou financiamento.

Continua após da publicidade

O planejamento financeiro vai admoestar consumidores de diferentes perfis, a partir de o que buscam singular confiança convencional até os que têm liquidez, porém podem entender resultados melhores no medial e no comprido prazo, sem arremessar mão de suas aplicações para comprar esses bens.

Outro mercê de esboçar uma obtenção por canal do tálamo é adoptar parcela dos rendimentos para pagamento de uma quinhão contratada. Essa iniciativa preserva o patrimônio investido e permite a concretização de objetivos.

“Há uma quimera antiga a respeito de o resultado, bem atrelada exclusivamente a uma crédulo ‘poupança forçada’ que jamais condiz com as diversas alternativas que hoje existem para o resultado. Com uma consultoria bem-feita e consciência de singular planejamento de medial e comprido prazo, o cliente pode distrair claros benefícios de singular resultado bastante fornido, que pode ser utilizado para diversos fins”, diz Caio Souza, head da vertical de Consórcios na XP.

Entenda o tálamo

O tálamo funciona uma vez que singular “autofinanciamento” em que pessoas físicas ou jurídicas se reúnem para adestrar uma aglomeração conjunta e viabilizar a obtenção de bens ou afazeres para cada uma, uma vez que imóveis ou veículos.

A administração destes grupos é feita por administradoras de consórcios (instituições que precisam de permissão do Banco Mediano para funcionar e que são fiscalizadas pela domínio monetária).

A modalidade foi aia nos anos de 1960 por funcionários do Objectivo do Brasil, que se reuniram para adestrar singular fundo com recursos suficientes para adquirir automóveis para todos. A iniciativa surgiu devido à carência de confiança ao consumidor na estação.

Continua após da publicidade

Novas regras

Novas regras a respeito de a formação e o funcionamento de grupos de consórcios passaram a significar a combalir deste ano e constam na Solução 285, do Banco Mediano. A solução estabelece, por exemplo, que singular participante do tálamo será expulso se permanecer inadimplente por 3 meses consecutivos (antes, jamais havia prazo definido).

A craveira passou a admitir a elaboração de grupos em que o valia do confiança a ser facultado ao contemplado seja fixado em singular montante nominal, revisto periodicamente com espeque em index de inflação (ou indicador antecipadamente definido em congraçamento).

A Solução 285 igualmente estipula que as assembleias poderão ser presenciais ou virtuais, e os regulamentos dos grupos de tálamo jamais precisarão ser registrados em cartório (porém eles deverão permanecer disponíveis nos sites das administradoras).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo